Em 2016 Ayrton Senna Racing Day muda de organizador; fica mais barato

Corredores passam pelo S do Senna e pela Curva do Sol (Instituto Ayrton Senna)

Por Andrei Spinassé, editor do Esportividade

Com uma nova empresa organizadora, o Ayrton Senna Racing Day, uma maratona de revezamento no autódromo de Interlagos, abriu inscrições nesta terça-feira, 31 de maio de 2016. Saiu a Latin Sports e entrou a Prod Sports, mas o Instituto Ayrton Senna continua como realizador. O evento não mais será no fim de semana posterior ao Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 em 2016. Organizadores do evento e administradores do circuito paulistano (SPTuris) negociaram a seguinte data para a 13ª edição: 4 de setembro. A etapa brasileira da Fórmula 1 está prevista para 13 de novembro.

O Ayrton Senna Racing Day de 2016 faz uma homenagem aos 25 anos do tricampeonato de Senna na Fórmula 1, época em que o piloto defendia as cores vermelha e branca da McLaren. “A prova tem cunho social e reverte suas inscrições para o Instituto Ayrton Senna, organização que anualmente beneficia 1,8 milhão de crianças e jovens em todas as regiões do país, com educação pública de qualidade”, diz o site do ASRD.

Na edição anterior, a 12ª, realizada em novembro de 2015, houve problemas com os kits, e camisetas, tanto as de corrida como as especiais para os que chegaram ao fim da prova, foram enviadas por correio para os atletas.

As inscrições (clique aqui) custam R$ 132,68 por integrante da equipe, já com a taxa de serviço adicionada. No ano passado, saíam por R$ 140, valor ainda sem a taxa. Ou seja, houve uma redução de preço para 2016. Os cadastros terminarão em 26 de agosto.

Nesse mesmo dia 4 de setembro de 2016 serão disputadas em São Paulo as seguintes provas: Venus 15K SP (clique aqui), Maratona de Equipes do Sesc Bom Retiro (clique aqui), Corporate Run (clique aqui) e Circuito New Time Sports de corrida de rua (clique aqui).

Como é a prova
Área de revezamento (Instituto Ayrton Senna)

Cada circuito criado pela organização terá a extensão de 5.275 metros (diferentemente dos 4,309 km da pista automobilística), e todas as equipes devem completar oito voltas, perfazendo o total de 42,200 km. Para que as equipes considerem completa sua participação na prova, terão de percorrer necessariamente os 42,2 km do evento.

Nas equipes compostas por oito atletas, cada um dos integrantes deve dar uma volta completa pelo circuito criado. Nas equipes compostas por quatro atletas, cada integrante tem de fazer duas voltas seguidas. Nas duplas, cada corredor precisa completar quatro voltas consecutivas. A contagem de voltas é de responsabilidade dos competidores, e a organização da prova monitorará o cumprimento dessa norma.

Os corredores revezarão entre si uma munhequeira ao longo do percurso. O atleta que iniciar o revezamento correrá com a munhequeira de revezamento e a entregará ao segundo participante no posto de troca correspondente. Isso se repetirá com os demais integrantes da equipe.

Idades: jovens que completam 16 e 17 anos em 2016 só podem integrar octetos. Segundo normas da Confederação Brasileira de Atletismo, um adolescente de 15 anos, por exemplo, não pode participar do evento.


Volta em Interlagos
Atletas a caminho do Laranjinha (Instituto Ayrton Senna)
Na Fórmula 1, os pilotos percorrem 4,309 km em cada volta em Interlagos. Utilizando cones, a organização da Maratona de Revezamento Ayrton Senna Racing Day amplia cada volta para 5,275 km, distância mínima que cada um deve correr (no caso se estiver em uma equipe de oito pessoas).

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL