Atletismo da Rússia está fora das Olimpíadas

Por Edmur Hashitani – edmur.hashi@gmail.com

O atletismo da Rússia está, de forma definitiva, fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam no próximo mês de agosto e será a primeira edição realizada no Brasil.

O Comitê Olímpico Russo havia recorrido da decisão da IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo, em português) no Tribunal Arbitral do Esporte, após os representantes do país terem sido banidos dos jogos por conta de um escândalo de acobertamento de casos de doping envolvendo a federação de atletismo do país.



De acordo com a decisão, 68 atletas deixarão de competir durante os jogos do Rio. Uma das maiores estrelas do esporte no país e também afastada da disputa no Brasil, a saltadora Yelena Isinbayeva classificou a decisão como o “funeral do atletismo”. Em sua conta no Instagram, ela levantou suspeitas sobre os atletas de outros países, dizendo que os “estrangeiros pseudo-limpos podem respirar aliviados para vencer suas pseudo-medalhas de ouro por sua ausência”. Ela completou dizendo que “eles sempre temeram a força” da Rússia.



Em nota, a IAAF comemorou a decisão do Tribunal, dizendo que tem tomado posições firmes para combater o doping no atletismo e que a decisão mostra que o CAS afirma o direito da entidade no que se refere ao respeito às suas regras e à proteção do esporte. O presidente da entidade, Sebastian Cole, afirmou que após as Olimpíadas a Associação continuará trabalhando para em conjunto com a Rússia para estabelecer um ambiente limpo e seguro para seus atletas.


Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL