Levar o cachorro para correr pode fazer bem ao animal

Hábito pode ser saudável e divertido para seu companheiro peludo

Por Edmur Hashitani

Muitas pessoas têm adquirido o hábito de levar seus cachorros para os treinos de corridas e já há até provas dedicadas aos que gostam de correr junto com seu pet. Mas é importante saber como aproveitar a excelente companhia em um hábito que também faça bem à saúde do animal.

A prática da corrida, em si, faz bem aos cães, desde que eles sejam saudáveis. De acordo com a Dra. Gabriela Bianchi, veterinária da rede Petz, esse exercício pode fazer bem à musculatura dos cachorros, aumentar a capacidade respiratória, controlar o peso e o exercício ainda pode diminuir o risco de doenças.

O primeiro e importante passo é levar o seu amigo a um veterinário para fazer um check-up e verificar suas condições físicas. Como nos humanos, a corrida pode agravar doenças no coração, traqueia ou problemas ortopédicos nos animais.



Com os resultados em ordem, a corrida pode trazer muitos benefícios. A veterinária explica que correr elimina alguns problemas comportamentais, como lambeduras excessivas das patas, mordeduras, melhora a ansiedade e diminui a agressividade do animal.

No entanto, são necessários alguns cuidados para que o treino não cause nenhum problema ao seu companheiro. Um dos principais é estar sempre atento à temperatura e evitar sair nos horários mais quentes, já que o chão pode queimar os coxins – as famosas almofadinhas das patas.



Além disso, para aqueles que ainda não estão acostumados com a corrida, o ideal é iniciar com uma caminhada leve e aumentar a intensidade ao longo do tempo. Afinal, os cachorros também precisam se preparar para a atividade, como nós humanos fazemos nos nossos primeiros treinos.

É preciso, também, estar ligado nos sinais que o cachorro pode dar durante a corrida para ver se é necessário fazer uma pausa, por exemplo. A Dra. Gabriela explica que “de acordo com seu cão, você irá perceber a necessidade de ele parar e relaxar um pouco”.



Outra semelhança importantíssima entre cães e humanos é a necessidade de hidratação. Segundo a veterinária, é importante sempre levar água na corrida. Ela explica que se deve oferecer o líquido a cada 10 ou 15 minutos para que não haja desidratação. Mas é preciso que o animal beba devagar, para evitar vômitos. A alimentação também deve ser observada e ser feita até duas horas antes do início da atividade física.

Também devem ser levados em conta a raça e tamanho dos cachorros antes de simplesmente botá-los para correr. A Dra. Gabriela conta que os cães de porte médio são os mais indicados para acompanhar o exercício. De acordo com ela, “é importante sempre levar em conta a raça e a origem. As raças braquicefálicas, como Pug e Buldogue, por conta da sua anatomia, não suportam altas temperaturas e caminhadas ou corridas longas. Cães de raças pequenas como York, Maltês e Sptiz Alemão normalmente não aguentam grandes caminhadas e corridas”.



Outro fator para que o treino corra bem é o entrosamento entre o cão e seu dono. “É importante que ele saiba andar adequadamente com o tutor, para não ficar parando em todas as árvores e mexendo com todos os animais que passam. Realize as corridas ou caminhadas ao ar livre de maneira tranquila para que o pet faça desse momento um prazer para ambos”, comenta a Dra. Gabriela.

Tomados todos esses cuidados não há motivos para não levar seu amigo peludo para o treino, aproveitando para se divertir e cuidar da saúde dos dois.

Comentários

  1. comecei correr com meu cão faz três meses, é um mestiço pastor com pit buul,ele fica muito feliz em correr e eu também, já que eu treinava só, no inicio começamos com distância pequena agora já estamos fazendo 12 kms, só que em um ritmo menor de que o meu, é muito divertido, dá um pouco de trabalho no inicio para orientar ele a não parar em todo poste e não revidar as provocações dos outros cães soltos na rua, mas essa fase já passou agora é só alegria, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. E eu não posso mais imaginar a manhã sem o meu Spaniel, pois isso acontece durante toda a vida, já que raramente está em repouso, na verdade. Eu peguei esse cachorro da minha vizinha, que deixou os Estados Unidos para morar na Europa com a mãe. E eu imediatamente encontrei uma
    loja online https://goo.gl/9kXvv3 de produtos para animais, eu pedi tudo o que eu precisava, comida, tigelas, um colarinho.
    Mas então eu nem imaginava que o cachorro seria mais do que um animal para mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL