Análise: Corrida Super 5K 2016 - 2ª Etapa

Por Edmur Hashitani - conteudo.mania@gmail.com

E aí Maníacos por Corrida! Estreia hoje uma nova coluna aqui no Mania, na qual vamos analisar algumas das provas que participamos por aí. Além de comentar como foi a corrida, elas também receberão notas para cinco itens: estrutura, custo-benefício, kit (pré e pós-prova), percurso e medalha.

Para começar, no último domingo, 25 de setembro, estivemos na Super 5K - 2ª Etapa, em São José dos Campos. Esta foi a primeira vez que estivemos em SJC para participar de uma prova na bela cidade do Vale do Paraíba.

Medalha da Corrida Super 5K 2016 - 2ª Etapa

A corrida foi muito bem organizada, contando até com estacionamento gratuito na Câmara dos Vereadores, ao lado da Prefeitura onde foi instalada a arena da prova, que contava com estandes de patrocinadores, espaço de massagem e venda de produtos para corredores e ciclistas, já que no mesmo local foi disputado o Duathlon do Vale, além de banheiros químicos.

Antes da corrida, para quem não mora em São José, foi feita a entrega dos kits. De forma rápida e organizada, mesmo contando com apenas dois guichês para atendimento. O kit era simples, contando com uma camiseta bem bonita, chip descartável e um pacote de arroz integral. Pode até parecer estranho, mas como um dos patrocinadores do evento é uma rede de hipermercados, faz mais sentido.

Kit pré-prova
A largada foi dada com cinco minutos de atraso, dentro de uma margem aceitável e sem qualquer problema. O percurso foi todo feito em uma volta na Av. Senador Teotônio Vilela,

A distância seguiu corretamente o divulgado, que era de 5,3 km. No registro do GPS da TomTom foram percorridos 5,4 km. Se considerarmos as diferenças de tangência de curvas, a marcação estava dentro da margem de erro, ou seja, ponto positivo para a prova.

O percurso, por se concentrar em apenas uma avenida, é bem simples e praticamente plano, contando apenas com uma leve subida entre os quilômetros 1 e 2. Um item que poderia melhorar são os pontos de hidratação. No primeiro posto os balcões estavam juntos, tornando difícil o acesso à água, já que muitos corredores ainda estavam no mesmo ritmo.

Cerca de 500 atletas participaram da corrida, que teve suas inscrições esgotadas antecipadamente. Um número que permite aos corredores desenvolverem bem seu próprio ritmo, sem ninguém atrapalhar o outro.

Depois da prova, junto com a medalha foi entregue um isotônico e um kit com frutas. Além disso, no estande de um dos patrocinadores ainda foi distribuído sorvete.

Especificamente sobre a medalha, ela é bem diferente da maioria das provas, em um formato retangular e dourada, com um encaixe embaixo para unir à medalha da primeira etapa. Houve quem a achasse muito bonita, mas alguns participantes não gostaram muito, então fica na média.

Mania de Corrida já com a medalha garantida
Resumindo, a corrida foi muito legal. Além de corrermos em uma cidade diferente, a prova foi muito bem organizada e seguiu o que foi proposto durante a divulgação.

Agora, não somos apenas nós que vamos avaliar a prova! Você também pode participar, dando sua nota e comentando a prova em uma enquete lá no evento da corrida, neste link.

Notas

Estrutura: 8
Medalha: 6
Kit - pré e pós-prova: 7
Percurso: 7
Custo benefício: 7
Média: 7

E se liga no vídeo da cobertura da prova:

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP