Como posso evitar ter câimbras durante a corrida?

Fisioterapeuta e nutricionista ensinam como evitar ser pego de surpresa durante o exercício

Por Edmur Hashitani – conteudo.mania@gmail.com

Se você corre e nunca sentiu pelo menos uma câimbra, considere-se um sortudo. Muitas pessoas já sofreram essa dor, especialmente no início dos treinos, quando ainda se está aprendendo a correr. Mas o que é a câimbra?

De acordo com a fisioterapeuta Claudia Helena de Azevedo Cernigoy, diretora do Serviço de Fisioterapia do IOT do Hospital das Clínicas da USP, elas são “contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular. Elas acometem apenas a musculatura estriada. Uma câimbra pode começar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono. Pode durar de alguns segundos até vários minutos, sendo os episódios mais comuns nos músculos da perna ou dos pés”.



De acordo com Claudia, elas podem ser causadas pelo uso excessivo de um músculo, desidratação, tensão muscular e até mesmo por manter a mesma posição durante um intervalo prolongado de tempo. De acordo com a fisioterapeuta, “acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos”.

Para evitar que esse desconforto atrapalhe ou até obrigue o atleta a interromper seu treino ou corrida, existem algumas dicas para evitar que o fantasma da câimbra apareça de repente.


Algumas das dicas são conhecidas não apenas para evitar câimbras, mas para o bem estar em geral durante a atividade física e até melhorar o desempenho enquanto corre, como realizar alongamento adequado pré-exercício, manter-se sempre bem hidratado e ter uma boa alimentação.  

A Dra. Amanda Moreno Barbosa, Nutricionista na Clínica de Saúde Holossomática em Guarulhos, aponta que há uma série de alimentos que ajudam a prevenir essas dores. Em geral, alimentos ricos em Vitamina A, B, C, cálcio, magnésio e repositores de sódio auxiliam no combate às câimbras.



De acordo com a nutricionista “não só a ingestão de potássio deve ser adequada para prevenir a cãibra, mas também sódio e água”, já que a perda de sais minerais é uma de suas principais causas.

Confira os alimentos indicados pela Dra. Amanda para compor uma dieta que ajuda a evitar as câimbras:

Vegetais

Batata doce, batata inglesa, milho verde, cenoura, beterraba, acelga, aipo, couve manteiga, couve-flor, couve de bruxelas rabanete, tomate, almeirão, brócolis, espinafre, mandioca, mandioquinha e chicória.

Frutas

Melão, maracujá, laranja pera, amora, mamão, figo, uva, abacate e claro, a banana. No caso da banana, a nanica é a mais indicada, mas as outras também ajudam.

Outros alimentos

Feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja, amêndoas, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-Pará, água de coco, molho de tomate, peixes, iogurte, uva passa e damasco seco.

Se mesmo seguindo essas dicas, as câimbras insistem em aparecer, é hora de procurar um especialista, segunda . Pode ser um médico clínico geral, um fisioterapeuta, fisiatra ou um educador físico, para avaliar possíveis causas da dor, já que elas podem aparecer como sintomas de algumas doenças.



Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP