quarta-feira, 15 de março de 2017

Revezamento Volta à Ilha completa 22 edições em Florianópolis

Considerada a maior prova de revezamento da América Latina, evento reúne quatro mil atletas no dia 8 de abril - Fotos: Christian Mendes e Reinaldo Soares/Foco Radical
Chegando a sua 22ª edição, o Revezamento Volta à Ilha tornou-se uma das provas mais cobiçadas por atletas de todo país que tem a oportunidade de percorrer 140km ao redor da Ilha de Santa Catarina. Realizado todos os anos no mês de abril, a chegada da prova é aguardada ansiosamente por quatro mil corredores que formam as mais de 400 equipes confirmadas todos os anos na prova, em um percurso dividido em 17 trechos com lindas paisagens e muitos desafios.

O sucesso do Revezamento Volta à Ilha pode ser comprovado em sua longevidade. Poucas provas se perpetuam por tanto tempo e seguem atraindo novos adeptos. Ao longo desses 22 anos estima-se que quase 30.000 corredores já participaram de alguma das edições da prova que ocorre todos os anos em Florianópolis. Outro dado curioso é que nas 21 edições já realizadas a Volta à Ilha já passou dos 3000 km rodados, quase a mesma distância entre a capital catarinense e Alagoas.

Com uma procura enorme as quase 400 vagas para as equipes do Revezamento Volta à Ilha são preenchidas com quase 5 meses de antecedência e após a confirmação as equipes passam a se organizar para que tudo dê certo no grande dia. Mais do que uma corrida, o sucesso do revezamento está no trabalho em equipe, uma vez que a logística de trocas é tão importante, quanto o bom desempenho dos atletas em cada um dos trechos.

A montagem dos times é feita com muitas semanas de antecedência e a confirmação de cada um dos atletas também, isso tudo para que a organização possa também providenciar todos os cuidados necessários para que nada dê errado no dia da prova. Nessa quinta-feira, 16, por exemplo, encerra-se o prazo de confirmação dos corredores de cada uma das equipes. Os coordenadores devem acessar o site http://www.ecofloripa.com/voltailha/confirmacao e preencher os dados necessários para confirmar todos os membros.

“O Revezamento Volta à Ilha é uma prova que demanda bastante atenção da nossa equipe de organização e também das equipes, especialmente dos coordenadores. Tomamos todos os cuidados para que tudo saia de forma perfeita no dia. São mais de quatro mil corredores e 550 colaboradores para acompanhar as equipes. É um prazer enorme ver o quanto a prova cresceu e a maneira como os atletas esperam a cada ano pelo dia do evento”, explica Carlos Duarte, idealizador do evento.

Confira os 17 trechos e o grau de dificuldade do Revezamento Volta à Ilha:

1 – Largada – Avenida Beira-Mar Norte – 10,1km – Fácil
2 – Rodovia SC-401 (Decathlon) – 9,8km – Difícil
3 – Santo Antônio de Lisboa (Praça) – 8,0km – Moderado
4 – Praia da Daniela – 5,1km – Moderado
5 – Jurerê Antigo (fim da praia) – 5,3km – Moderado
6 – Cachoeira do Bom Jesus (Rua Otácilio Costa Neto) – 10,4km – Muito, muito difícil
7 – Praia Brava (Rua Ari Kardec B. Melo) – 5,2km – Difícil
8 – Praia dos Ingleses (praia, final da R. Dante de Patta) – 4,7km – Fácil
9 – Praia do Santinho (Posto Guarda-Vidas) – 8,4km – Muito difícil
10 – Praia do Moçambique – 5,7km – Muito difícil
11 – Barra da Lagoa (cidade da Barra) – 8,1km – Muito difícil
12 – Praia da Joaquina (Posto Guarda-Vidas) – 4,9km – Muito difícil
13 – Praia do Campeche – 7,7km – Muito difícil
14 – Praia da Armação (perto da Lagoa do Peri) – 9,3km – Difícil
15 – Praia dos Açores (Morro do Sertão) – 16,7km – O mais difícil
16 – Tapera (Fazenda da Ressacada) – 15,2km – Difícil
17 – Via Expressa Sul (Saco dos Limões) – 6,2km – Fácil
         Chegada – Avenida Beira-Mar Norte - Trapiche

Sobre o Revezamento Volta à Ilha:
Idealizada no ano de 1996 pela Eco Floripa, a Volta à Ilha se caracteriza por ser uma prova de revezamento que desafia as equipes a dar uma volta completa na Ilha de Santa Catarina, capital do Estado. A prova é dividida em 17 trechos que desafiam os atletas em 140km de praias, asfalto, dunas e trilhas.

Além da participação no asfalto, dunas, trilhas e praias, o sucesso no Revezamento Volta à Ilha requer também um grande trabalho em equipe. Ainda, a prova conta com o acolhedor público da capital catarinense que vai aos principais pontos da corrida para incentivar os competidores. Todos esses elementos fazem do Revezamento Volta à Ilha a principal competição do gênero na América Latina.

O evento que começou com dezenas de atletas hoje recebe aproximadamente 4.000 atletas de 14 estados brasileiros e do Mundo. Em 2015, o Revezamento Volta à Ilha completou seu 20º aniversário, consolidando-se no cenário nacional e internacional e agora, para sua 22ª edição a expectativa e ansiedade dos atletas permanece a mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomendado pra você

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares