A prevenção de lesões na prática do exercício físico

Especialista em prevenção e reabilitação física explica como a precaução pode fazer a diferença



É comum encontramos pessoas que praticam o exercício físico de maneira exagerada, o que acaba resultando em problemas nas articulações e em último caso, gerando as temidas lesões. Para que elas não aconteçam é preciso um trabalho de acompanhamento e instrução, que deve ser feito de maneira personalizada de acordo com a necessidade de cada um.

“Para preveni-las é preciso melhorar a técnica do exercício e respeitar os intervalos entre os treinos sempre montando eles com uma boa periodização”, conta Ray Pereira, um dos sócios do TIBRA (Treinamento Integrado Brasil).

O personal trainer, que fundou o grupo em 2015 junto com Diogo Rodrigues, explica que há dois tipos de lesões: as crônicas e as agudas. As mais comuns, as crônicas, são resultados de excessos repetitivos, como por exemplo as tendinites e fraturas por estresse, já as agudas são aquelas geradas por má execução de cargas e intensidade alta de treinamento. Se não tratadas essas lesões podem desencadear problemas mais sérios, então a recomendação é sempre procurar um especialista no primeiro sinal de sintomas.

Os maiores cuidados que se deve ter ao praticar o exercício físico em geral, são com a alimentação, descanso, e fazer uma boa técnica de execução, além de respeitar seu corpo e seu limite. É recomendado praticar os exercícios para prevenção de lesões pelo menos três vezes por semana, e antes da atividade física principal, devido aos mecanismos de propriocepção (termo usado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação) estarem mais descansos.

“Não existe exercício melhor ou pior de prevenção, cada caso é um caso. Vamos exemplificar: uma pessoa com desequilíbrio muscular no quadríceps em relação a isquiotibiais (grupo de músculos responsáveis pelos movimentos de extensão do quadril) necessita trabalhar os membros inferiroes para corrigir isso com exercícios e ângulos apropriados”, comenta Ray, que dá aulas no TIBRA no Parque do Ibirapuera.

O professor reforça a ideia de que os esportistas podem sentir algum tipo de dificuldades nos exercícios, isso dependendo do seu grau de habilidade, porém, se bem feitos e repetidos regularmente, as chances de lesões podem cair drasticamente.

Sobre TIBRA

O TIBRA (Treinamento Integrado Brasil) foi criado em 2015 com o propósito de levar o exercício físico para todos, e em qualquer lugar. Em 2016 o grupo participou de alguns eventos beneficentes que impulsionaram a expansão dos horários de aulas oferecidos. Hoje o TIBRA disponibiliza duas aulas semanais pela manhã e duas aulas durante à noite, além da tradicional aula aos sábados.

Coordenado pelos sócios Diogo Rodrigues e Ray Pereira o objetivo do grupo para os próximos meses é a expansão do treinamento em novos parques, além de atender empresas e fazer palestras sobre atividade física, emagrecimento e alimentação.

As aulas são recomendadas para todas as pessoas, dos 14 aos 50 anos, com lesões ou sem. São trabalhados exercícios com corda naval, kettlebell e a calistenia, que é um sistema de exercícios físicos no qual o interesse está nos movimentos de grupos musculares, mais que na potência e no esforço.

Os sócios

Diogo Rodrigues Silveira tem 28 anos, é educador físico, treinador e fundador do TIBRA. Trabalhou durante três anos na BIO RITMO como professor e personal trainer, e hoje é personal na região de Moema, Vila Nova Conceição e Parque do Ibirapuera. Também formado em coaching integral sistêmico pela FEBRACIS, iniciou, a um pouco mais de um ano, um grupo de treinamento integrado no parque do Ibirapuera.

Ray Pereira também de 28 anos, é graduado pela Universidade Nove de Julho e pós-graduado em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em reabilitação física, ele é um dos fundadores do TIBRA e também atua como personal trainer na região de Moema, em academias, parques e condomínios.

Para saber mais sobre o TIBRA acesse:

Facebook -> https://www.facebook.com/Tibraoficial/
Instagram-> https://www.instagram.com/tibra_oficial/?hl=pt-br

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP