Como reduzir as dores musculares após treinos e competições

Todo mundo já passou, pelo menos uma vez na vida, pelo desconforto e pelas dores musculares após uma corrida de longa distância. Isso é normal. Durante o exercício, os músculos realizam grande esforço para tirar o corpo da inércia e movimentá-lo, além de receberem boa parte do impacto da força de reação ao solo (que vem do chão após cada pisada) e absorverem essa sobrecarga para aliviar as articulações. Por tudo isso, é natural terminar um treino ou prova com os músculos cansados e doloridos.

No entanto, de acordo com o fisioterapeuta especializado em esportes e sócio-fundador da Club Fisio, André Nogueira Ferraz, existem técnicas interessantes que ajudam a relaxar a musculatura e minimizar as dores depois de correr.

André destaca que, uma das mais utilizadas é a crioterapia. Submergir os membros inferiores por alguns minutos em um balde com gelo, ajuda a amenizar dores, relaxar a musculatura e melhorar a circulação sanguínea, acelerando o reparo do tecido muscular.

“Outras técnicas que auxiliam na recuperação, são as massagens esportivas e as liberações miofasciais. As técnicas diminuem a tensão, melhoram o fluxo sanguíneo e proporcionam conforto ao atleta. Outra vantagem da liberação miofascial é que ela pode ser utilizada mesmo quando você não está com dores, para prevenir lesões. Isso porque, ela prepara o músculo para o esforço que está por vir, contribuindo com a redução de incômodos pós-treino”, conta.

Para finalizar, o fisioterapeuta afirma que associar a fisioterapia preventiva ao treinamento ainda é algo pouco utilizado pela maioria dos atletas, mas tem papel fundamental na melhora do rendimento esportivo e para minimizar os riscos de lesão.

Exemplos de técnicas para reduzir dores:

Liberação Miofascial


Massagem Esportiva


Sobre a Club Fisio

Fundada em 2011, a Club Fisio é uma clínica de fisioterapia que atua nas áreas de ortopedia, esportes, traumatologia, atm e pilates. Com amplo espaço e fácil acesso, a empresa conta com duas unidades, uma na Avenida Faria Lima, e outra, no bairro do Jardins, na Rua Estados Unidos, que acaba de ser inaugurada. A Club Fisio realiza atendimento personalizado ao público da terceira idade, atletas profissionais e amadores e atendimento domiciliar.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP