TomTom terá 10 pacers oficiais na maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro



Profissionais irão trazer ritmo e melhor rendimento aos atletas

Quem não está familiarizado com o universo da corrida pode não saber exatamente o que são pacers, mas eles têm um papel fundamental em grandes provas. Também chamados de marcadores de ritmo, os pacers nada mais são que atletas experientes que auxiliam os demais corredores a terminar a prova em um determinado espaço de tempo. Como? Definindo uma quantidade de minutos que os corredores deverão cumprir por km, dando assim um ritmo acertado à prova que pode ser calculado pelo tempo ideal de término ou pela distância total do percurso. Os pacers procuram correr sempre monitorando seu ritmo, logo, mesmo que os atletas não acompanhem o profissional do início ao fim da prova, eles servem de referência em relação à performance.

Neste ano, a TomTom, empresa especialista em relógios esportivos e navegação e parceira oficial da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro trará 10 pacers para esse super evento, garantindo que os corredores tenham a melhor performance de todos os tempos, tanto na maratona completa (42 km) como na meia maratona (21 km).

“O ritmo de uma prova é um dos fatores mais importantes para os atletas, principalmente quando falamos sobre recordes pessoais. Ao definir uma meta, é possível também determinar o ritmo médio da performance e escolher um pacer que guie e oriente o corredor a atingir seu objetivo” -  declara Julio Quintela, diretor da TomTom Brasil e na América Latina.

Nas provas de junho, os pacers da TomTom estarão identificados com camisetas e balões infláveis com o tempo médio. Eles estarão divididos, para os dois eventos, da seguinte forma:

Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro 
42km – 11.500 participantes

- 4‘30’’ segundos por Km – cerca de 3h de prova
- 5’00’’ minutos por Km – cerca de 3h30 de prova
- 5’30’’ segundos por Km – cerca de 3h40 de prova
- 6’00’’ minutos por Km – cerca de 4h20 de prova


Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro
21km – 13.500 participantes

- 4’00’’ minutos por Km – cerca de 1h40 de prova
- 4 ‘30’’ segundos por Km – cerca de 1h50de prova
- 5’00’’ minutos por Km – cerca de 2h00 de prova
- 5’30’’ segundos por Km – cerca de 2h00 de prova
- 6’00’’ minutos por Km – cerca de 2h10 de prova
- 6’00’’ minutos por Km – cerca de 2h10 de prova

Sobre a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro. A tradição e a excelência da prova, além do cenário único, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida a prova como uma das corridas de rua mais desejadas do calendário mundial. No ano de 2003, data de estreia da prova, contou com três mil corredores. Em 2017, acontecerá em 18 de junho e contará com 33 mil pessoas, em provas de 42km, 21km e 6km.

Percurso

A prova de 42km terá largada às 7h30 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona Olympikus (21km) será às 6h45 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca; e a da Family Run Smart Fit (6 km) acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima. Todas as chegadas acontecem no Aterro do Flamengo, entre as Ruas Tucumã e Cruz Lima.






Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL