As dicas do rei de Bombinhas



Giliard Pinheiro, heptacampeão da Vila do Farol Indomit Bombinhas, quer manter hegemonia na primeira maratona de trail run do Brasil

Ele conhece cada centímetro do percurso da Vila do Farol Indomit Bombinhas. Nascido e criado na cidade catarinense, Giliard Pinheiro tem uma profunda relação com a primeira maratona de trail run do Brasil. Heptacampeão dos 42km, que lhe rendeu o apelido de rei de Bombinhas, Giliard é um dos incentivadores da criação da prova, que, no dia 19 de agosto, chega em sua nona edição e está com as suas inscrições abertas em http://bombinhasrunners.com.br/bombinhas/inscricoes.

"Eu corria provas de asfalto com bons tempos, mas por mais que eu corresse abaixo de 2h30m uma maratona, era mais um nessa modalidade. No trail, estou entre os melhores e devo isso à Indomit Bombinhas, que me fez conhecer esse tipo de prova e a ser um atleta de elite, de estar entre os cinco melhores do país, ao lado de feras como Iazaldir Feitosa, Chico Santos e José Virginio de Moraes", afirma Giliard, que conciliar sua vida de corredor de alta performance com a de pintor. “Defino a prova Indomit Bombinhas como a grande responsável por expandir o trail no Brasil. Existiam provas de montanhas, mas a partir dela, o mercado de trail deu uma evoluída enorme”.

A relação de Giliard, um dos poucos maratonistas no mundo do trail a ter uma hegemonia tão grande em uma mesma prova, começou quando conheceu Juan Carlos Asef, um argentino apaixonado por Bombinhas. Como era corredor e promovia provas em Buenos Aires, ele tinha o desejo de criar uma prova na cidade catarinense. Juan, cliente do então garçom Giliard e sabendo que ele era corredor, fez uma consulta e foi incentivado a criar a prova que deu origem ao Circuito Indomit, hoje com cinco etapas, no Brasil e no exterior.

“Como não correr em Bombinhas? O lugar é lindo, com um percurso desafiador”, afirma Giliard, de 37 anos. “Enquanto tiver saúde, vou correr aqui. Essa prova me lançou no mundo e merece todo o meu respeito e consideração”.

Com os títulos na Indomit Bombinhas, Giliard alçou novos voos e partiu para os 100km. Sua estreia na ultramaratona foi na Indomit Costa Esmeralda de 2015, com direito a subir no alto do pódio.
“Meu sonho hoje é estar na equipe que representará o Brasil no Mundial de Trail na Espanha no ano que vem. Para 2019, quero correr na Ultra Trail du Mont Blanc”, afirma Giliard, que está entre os três primeiros melhores brasileiros no ranking da  ITRA - International Trail Running Association. “Vou atrás de mais pontos na Indomit Costa Esmeralda, em outubro, para estar na seleção brasileira no Mundial”.

Recordista dos 42km da Vila do Farol Indomit Bombinhas, com 3h07m, obtido em 2009, Giliard tem dicas importantes para quem vai disputar ou planeja a Vila do Farol Indomit Bombinhas, nas categorias solo, duplas e nos 12km. Com a palavra, o rei de Bombinhas:

➤ Para quem vai correr pela primeira vez a Indomit Bombinhas, a dica é acertar o tipo de calçado, pois tem que curtir as belezas que temos aqui. Um cuidado é em relação ao ritmo da prova, pois há muita troca de terreno e altimetria.
➤ Para quem vai buscar superar seu recorde pessoal, que normalmente acontece na edição seguinte, por já conhecer o percurso, aproveite para correr mais forte depois da Praia de Mariscal para alcançar  sua meta.
➤ Para quem vem do asfalto, certamente as trilhas são sempre um desafio. Eu acho a segunda parte da prova a mais difícil, por causa do quatro morros entre as praias.
➤ Não deixe de observar as belas paisagens do percurso.
➤ Use uma mochila de hidratação, óculos, protetor solar, calça ou meias de compressão, celular e tênis de grip baixo. Mas teste tudo antes.
➤ Para aqueles que forem correr em duplas, meu conselho é que o atleta mais técnico faça o primeiro trecho e o mais rápido fique com a segunda parte da maratona.
➤ Mesmo sendo uma distância menor, os 12km não são tão fáceis. Devem vir bem treinados também, pois existem trechos técnicos e o costão é um desafio a parte. Tenham sempre atenção sempre e desfrute da prova.
➤ Um ponto importante é se hidratar em todos os pontos de apoio. A umidade em Bombinhas é alta, o que pode ser uma armadilha para os corredores.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP