Palco do Mano a Mano recebe estrelas do atletismo e crianças de projetos sociais do SESI, nesta sexta-feira

Foto: Divulgação Mano a Mano

Pista ao ar livre, montada na área de competições de cavalos do Jockey Club Brasileiro, está quase pronta para receber a competição

Nesta sexta, 29, atletas treinam na pista e participam de ação social com crianças da Mangueira

Com entrada gratuita, Desafio receberá nomes como Justin Gatlin e Rosângela Santos nos dias 30 de setembro e 1º de outubro

O palco do Mano a Mano, a competição brasileira que recebe emocionantes desafios de atletismo ao ar livre, está quase pronto. A pista montada no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro já se mistura ao lindo cenário do Cristo Redentor. O evento que acontece neste fim de semana, dias 30 de setembro e 1º de outubro, conta com entrada gratuita. A sexta-feira (29) será dia de preparação para os competidores: atletas nacionais e internacionais farão o reconhecimento da pista, além disso, os velocistas “disputarão uma corrida” com 45 crianças e adolescentes de projetos sociais do SESI da comunidade da Mangueira. Sábado (30) é dia de qualificatórios do feminino e masculino e domingo (1) acontecem as finais. Entre os principais nomes confirmados no Desafio Mano a Mano está o americano Justin Gatlin, atual campeão do Desafio e o atleta que desbancou Bolt em sua despedida. Entre as mulheres, Rosângela Santos, primeira brasileira a correr 100m abaixo de 11 segundos (10s91), promete dar trabalho às suas adversárias. Já na categoria paralímpica, destaque para o atleta que foi ouro nos Jogos Rio 2016, o paraibano Petrucio Ferreira.

Sobre a pista
Cerca de 80 operários transformam mais de 10 toneladas de materiais numa pista que proporcionará ao povo carioca a oportunidade de ver de perto um dos homens mais rápidos do planeta. Montada em um dos espaços mais inusitados, a pista de competição com 100m ficará no meio da área de competições de cavalos do Jockey Club Brasileiro, chamada de "Peão do prado".

Disputas no masculino
O americano Justin Gatlin, que em 2017 desbancou ninguém menos do que Usain Bolt, ao vencer o Mundial de Budapeste, chega ao​ Rio de Janeiro em busca do bicampeonato. O velocista, que está garatido na final, participa do evento pelo segundo ano. O atleta segue desafiando a ciência, ao viver grande fase de sua carreira. Em agosto, aos 35 anos, conquistou o bicampeonato mundial, com a vitória em cima de Bolt.  O corredor Isiah Young, também dos Estados Unidos, já está confirmado na disputa de domingo.  Dois brasileiros serão definidos em um  qualificatório, no sábado, com alguns dos melhores velocistas do país. Participam Paulo André de Oliveira, Bruno Lins, Derick de Souza Silva e Luis Gabriel Pereira da Silva.

Disputas  no feminino
Rosângela Santos, atual recordista sul-americana nos 100m (10s91), promete dar trabalho às suas adversárias. Em excelente fase, a brasileira brigará pelo tetracampeonato. A atleta já está garantida na disputa de domingo (finais). As outras duas vagas na final serão preenchidas após a disputa do qualificatório, no sábado, entre as também brasileiras: Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki, Geisa Coutinho e Andressa Fidelis.

Disputa no Paralímpico
A disputa dos atletas paralímpicos acontece no domingo. O paraibano de apenas 20 anos ​lutará pela hegemonia de melhor atleta do planeta, na prova mais rápida do atletismo, ao lado dos mesmos adversários dos Jogos Paralímpicos e do Mundial de Atletismo, disputado em julho desse ano, em Londres. No Mundial de Atletismo, Petrucio garantiu o ouro nos 100m e faturou o recorde do mundo com 10s53. Yohansson fechou a prova na segunda colocação (10s80), garantindo a prata e a dobradinha no pódio. O terceiro lugar ficou com o polonês Michal Derus, com 10s81. Nos outros anos, a disputa paralímpica no Mano a Mano era realizada com atletas da classe T43-44 (para amputados de membros inferiores). Esse ano será a estreia da classe T45-47, que conta com velocistas amputados de membros superiores.

Foto: Divulgação Mano a Mano


NÚMEROS DO DESAFIO MANO A MANO 2017:
80 operários na montagem;
Pista com um metro de altura do solo e 150 metros de comprimento;
92 toneladas de equipamentos para montar a arena;
12 toneladas de piso de borracha para a pista;
4,5km de estrutura tubular;
1.350 m2 de piso modulado;
1.200 chapas de compensado;
12 caminhões para transportá-los.

Programação Desafio Mano a Mano 2017
Local: Jockey Club Brasileiro - Praça Santos Dumont, 31
ENTRADA GRATUITA

Sábado – 30/09 – DISPUTA MANO A MANO – BRASILEIROS
9h – Abertura dos portões para o público
11h – Classificatória masculino (Paulo André de Oliveira, Bruno Lins, Derick de Souza Silva e Luis Gabriel Pereira da Silva).
11h30 – Classificatória feminino (Evelyn dos Santos, Franciela Krasucki, Geisa Coutinho e Andressa Fidelis.  ).
Sábado - *Entrevistas serão concedidas após as provas

Domingo – 01/10 -  FINAIS MANO A MANO
9h30 - Abertura dos portões para o público
11h20 – Desafio Mano a Mano Paralímpico (Petrucio Ferreira,Yohansson Nascimento e Michal Derus)
11h50 – Desafio Mano a Mano Feminino (Rosângela Santos e 2 melhores na classificatória)
12h20 – Desafio Mano a Mano Masculino (Justin Gatlin, Isiah Young e 2 melhores na classificatória)
12h40 - Premiação
13h – Encerramento do evento

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP