Inclusão no esporte: deficientes visuais, intelectuais e cadeirantes participam da Meia Maratona Internacional de Florianópolis (SC)

37 cadeirantes e deficientes intelectuais do Instituto Paulo Escobar estão confirmados na prova de domingo (19) - foto: divulgação

Através do Projeto Sexto Sentido, atletas amadores que não podem ver farão o percurso acompanhados por guias. Já com o Instituto Paulo Escobar, cadeirantes viverão a experiência de uma prova de atletismo. Evento acontece no próximo domingo (19)

Entre os 5 mil atletas confirmados na Meia Maratona Internacional de Florianópolis (SC), que acontece no próximo domingo (19), 48 terão uma experiência ainda mais fora do convencional. Os 11 deficientes visuais integrantes do Projeto Sexto Sentido vão realizar o trajeto com corredores-guia: voluntários que se dedicam a acompanhar aqueles que não conseguem ver. Já o Instituto Paulo Escobar vai levar 37 cadeirantes e deficientes intelectuais para o evento, junto com atletas que empurrarão os seus meios de locomoção.

Os dois projetos são apoiados pela Corre Brasil, organizadora do evento. A prova é patrocinada pela Uninter e terá percursos de 21k, 10k e 5k.

As inscrições antecipadas já foram encerradas e quem quiser participar pode tentar uma das 100 últimas vagas na sexta-feira (17), das 14h às 20h, e sábado (18), das 10h às 18h, durante a entrega de kits, que acontece na Praça Sesquicentenário da Polícia Militar (Av. Jornalista Rubens de Arruda Ramos, s/nr. Centro). Na mesma data, os inscritos anteriormente devem levar 1kg de alimento não perecível, que será doado a entidades locais.

O coordenador do Projeto Sexto Sentido, Eduardo Santos, diz que o programa tem como objetivo integrar os paratletas e formar novos atletas guias. “Através do apoio de organizadores como a Corre Brasil, conseguimos aproximar os deficientes visuais do esporte e mostrar que eles podem quebrar barreiras e realizar sonhos”, comenta.

Integração também é a palavra-chave para Paulo Escobar, que preside o Instituto homônimo. Ele conta que ouve depoimentos das famílias sobre os paratletas dormirem abraçados com as medalhas e emocionados com a troca de energia com os outros participantes. “Há um ano tínhamos quatro paratletas. Hoje são 37. As pessoas estão vendo que é possível integrar essas pessoas e proporcionar experiências únicas através do esporte”, diz. Além da corrida, a entidade trabalha também com stand-up paddle, surf e skate para práticas adaptadas. “É um sonho se realizando”, define Paulo.

O diretor da Corre Brasil, Ricardo Ziehlsdorff, diz que o apoio a estes projetos e a outros existentes em Santa Catarina, está alinhado com os valores da empresa. “Nós acreditamos na corrida como um esporte democrático, que pode proporcionar momentos únicos para qualquer pessoa. Através destes voluntários, ampliamos este conceito ainda mais e isso nos enche de orgulho”, comenta.​

Sobre a Corre Brasil
Há 10 anos a Corre Brasil realiza eventos de corridas rústicas de 5k e 10k, meias maratonas, corridas noturnas e também provas personalizadas em Santa Catarina. Já foram mais de 120 provas em nove cidades diferentes do estado. Nelas, competiram mais de 100 mil corredores profissionais e amadores.

Entre elas estão a Meia Maratona de Pomerode, a Meia Maratona Internacional de Florianópolis e a Balneário Camboriú Night Run. Só este ano, 20 corridas já foram realizadas. Todas as informações estão no site www.correbrasil.com.br.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL