sexta-feira, 4 de maio de 2018

Na contagem regressiva de um mês para a Maratona do Rio, confira o que rolou no Live de Vanessa Protasio

Maratona do Rio 2017 / Foto: Thiago Diz
-Treinadora mental  foi entrevistada pelo professor Vinícius Zimbrão e respondeu perguntas dos corredores

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro realizou nesta quinta, dia 3, um LIVE no Facebook com a psicóloga do esporte e treinadora mental Vanessa Protasio, especialista do Time Maratona do Rio. A transmissão ao vivo na página da Maratona do Rio falou sobre as expectativas geradas tão perto do evento. Com vasta experiência em corridas de rua, Vanessa deu dicas de como lidar com a ansiedade e buscar o equilíbrio emocional para desenvolver uma boa prova. Confira!

O que fazer para enfrentar os desafios, diminuir a ansiedade e aumentar a autoconfiança?

- Transforme a ansiedade em movimento na hora da largada. Use esta força a seu favor;
- Controle a emoção direcionando o foco para a corrida;
- Respirar é a saída para o equilíbrio. Dica de técnica de respiração: inspira em 4 segundos e expira em 4 segundos. Repetir durante 4 minutos;
- Organize os pensamentos: lembre -se do que foi capaz de ultrapassar. Isso aumenta a autoconfiança;
- Ative a memória dos treinos executados. Excelente  estratégia para fortalecer o  desempenho: Quantos kms você realizou? Como foi o evolução dos treinos?
- Dê prioridade ao que já construiu. Isso vai te impulsionar cada vez mais;
- Faça uma relação de comparação entre a sua preparação em quilômetros e a distância que vai percorrer. Alinhe as expectativas que você tem ao que já executou.  (treinamento X desafio);                                      
- Conte uma historia: compartilhar a sua história com a corrida é uma forma de enxergar tudo que  já construiu.
- Seu propósito: pense e fale sobre a ideia de enfrentar um desafio como uma maratona : O que teve de fazer para chegar até aqui? Como construiu e aonde quer chegar.
- Após os treinos, tire 5 minutos  para visualizar a sua prova: os momentos, os lugares, o que pretende fazer.
- No dia da prova utilize o cérebro para tomar decisões adequadas, sob controle;
- Fracione a prova e encontre seus pontos de equilíbrio. A seguir :

Largada até o 5Km -  Leve a atenção para o corpo e decida o ritmo mais adequado considerando o treinamento;
30Km -  No momento de cansaço verifique o nível de energia e reflita sobre esses pontos: do que mais precisa ? Mais energia, ritmo diferente ou quem sabe um estimulo mental  ?
35Km - Suporte Mental - Utilizar a mentalidade de combate

- Encontre distrações produtivas : concentração  na postura para recuperação,posição das costas, posição dos pés e pe
- Crie  5 pontos positivos que a corrida te mostrou ao longo do periodo de treinamento. Leve da largada até a chegada para apoiar as suas ações ,transformando as dificuldades em possibilidades .
 
Sobre a Maratona do Rio

A Maratona do Rio Acontece nos dias 2 e 3 de junho, no feriado de Corpus Christi.  A tradição e a excelência da prova, além do cenário único, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida prova como uma das corridas de rua mais desejadas do calendário mundial. Em 2018, serão 38 mil pessoas nas distâncias de 6km, 10km, 21km e 42km, além da Maratoninha infantil e Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km).

Vanessa Protasio (coach)
Psicóloga clínica formada pela PUC-Rio e maratonista profissional há 33 anos, sendo campeã da Maratona do Rio e na corrida da Ponte, ambas as provas em 1982. Manter-se há tanto tempo em alto nível é fruto de muitos treinos e de persistência. Em 2010, tornou-se leader coach pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), em seguida especializou-se em Lisboa, Portugal, na área de coaching esportivo. Desde então, vem desenvolvendo trabalhos como treinadora mental, aplicando sessões de coaching e participando de projetos como: formações, palestras, workshops, treinamentos em equipes através de parcerias.  Determinação sempre foi o principal foco, com o objetivo de ultrapassar os limites para atingir metas, mantendo uma visão positiva frente aos desafios. Nasceu em Minas Gerais e já adulta se mudou para o Rio de Janeiro.

Mais informações:

Instagram: @maratonadoriooficial
Facebook: https://www.facebook.com/maratonadoriodejaneiro
Site: www.maratonadorio.com.br

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