Cinco vantagens das atividades físicas para a carreira profissional

Consultor empresarial é corredor amador há sete anos - Foto: divulgação


Consultor empresarial, que também é corredor amador, lista benefícios comuns no cotidiano de quem evita o sedentarismo

Em uma agenda com dezenas de compromissos e pouco tempo livre, é desafiador encontrar espaço para atividades físicas. No entanto, usar a rotina corrida como desculpa para o sedentarismo pode ser prejudicial são só para a saúde mas também para os negócios. Segundo a Academia Americana de Neurologia, pessoas que fazem exercícios têm 22% a 30% menos risco neurológico que as demais. Já a Universidade Western, do Canadá descobriu em um estudo que 10 minutos de atividades diárias já causam repercussão positiva, inclusive na concentração.

Esses benefícios são perceptíveis na rotina do consultor empresarial Roberto Vilela, que há sete anos pratica corrida regularmente. A melhoria na qualidade de vida e no trabalho dele são compartilhadas também com companhias e profissionais através de palestras e treinamentos vivenciais realizados por ele. Roberto lista cinco benefícios que as atividades físicas trazem para os negócios:

1- Disciplina
“Quem costuma praticar algum esporte regularmente tende a ser mais dedicado no que diz respeito a realizar seus objetivos”, diz. Para ele, isso facilita na organização dentro das empresas e no dia a dia de trabalho, garantindo melhor desempenho.

2 – Disposição
O consultor destaca que uma rotina que inclua atividades físicas dá às pessoas mais animação para cumprir suas tarefas. “A endorfina liberada durante os esportes não garante apenas bem-estar, mas também um estado de alerta, no sentido se preparar melhor para encarar os desafios”, avalia.

3 – Foco
Concentração, de acordo com Roberto, é um fator imprescindível nos negócios. “E pessoas com dificuldade de organização da rotina melhoram e muito seus resultados quando passam a praticar esportes. Essa característica é essencial para quem quer ter mais sucesso no trabalho”, comenta.

4 – Superação
Conseguir exceder limites fica mais fácil quando as características citadas se tornam comuns. “Existe uma competitividade nos esportes que, se trazida para os negócios com o devido cuidado, irá ajudar o profissional a ampliar suas possibilidades de sucesso. Ele tende a buscar ainda mais o objetivo e ir além do esperado para isso”, salienta o consultor.

5 – Produtividade
Por fim, o consultor empresarial avalia que o principal resultado da prática de atividade física é fazer com que o dia renda mais. “Lembro da minha rotina antes e depois da corrida e é visível o quanto consigo produzir mais atualmente. Tenho disposição para diversas tarefas, consigo concluí-las melhor e apesar da rotina sempre turbulenta, dá tempo de encaixar os objetivos na programação e cumpri-los com sucesso”, conclui.

Sobre o consultor

Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais, Roberto Vilela é diretor da Mega Empresarial. A empresa tem 18 anos de experiência e atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de headhunting, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL