Atividade física ajuda crianças a melhorar o desempenho na escola



Estudos científicos comprovam o poder do esporte na vida acadêmica. Uma das formas de incluir os exercícios na vida dos jovens é incentivar a participação em atividades divertidas, como a Corrida Insana Kids Action Race, dia 20 de outubro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo

Os principais benefícios da atividade física para crianças e adolescentes são bem conhecidos: melhora da coordenação motora, equilíbrio e função cardiorrespiratória; aumento da força muscular e flexibilidade; além da sociabilidade. Mas não é só isso. Pesquisas recentes feitas por neurocientistas da Universidade de Illinois (EUA) apontam que alunos praticantes de esportes apresentam performance escolar 20% superior à de estudantes sedentários. Uma boa opção para despertar a paixão para a atividade física entre os jovens é agregar um componente divertido. Essa é a proposta da Corrida Insana Action Kids, programada para o dia 20 de outubro, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A diversão na Corrida Insana Action Kids fica por conta dos seis obstáculos infláveis, gigantes e coloridos, espelhados por um circuito de 3km no parque mais famoso da capital paulista, a partir das 8h. “É uma excelente oportunidade para as crianças praticarem esporte entre grupos de amigos, mas também de fazerem uma atividade juntos com pais, tios, avós e familiares de forma geral. Essa integração ajuda a criar laços para toda a vida”, avalia Paula Tuccio, CEO da rede Action, empresa criada em 2013, que passou a operar como franquia em 2014. Atualmente tem 17 unidades na capital paulista.

A parceria entre a rede Action e a Corrida Insana trará mais atividades para o evento de 20 de outubro, como oficina de pilates, exame de bioimpedância (analisa a composição corporal), entre outros. Será o primeiro evento nestes moldes formatado especialmente para o público infantil. Há dois anos no Brasil, a Caravana Insana já reuniu mais de 100 mil participantes em 26 etapas ao redor do País.

Não fique fora dessa - Direcionada ao público infantil, as inscrições para crianças de três a 17 anos e também adultos devem ser feitas pela Internet. Há opções de combo para para um adulto e uma criança, e dois adultos e uma criança. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do Circuito Insano: www.corridainsana.com.br/ ou por meio do link https://www.sympla.com.br/a-corrida-insana---etapa-sao-paulo---insana-kids--kit-plus__357629.

Parte do valor arrecado com as inscrições será revertido ao Instituto Oncoguia (http://www.oncoguia.org.br/). A Corrida Insana Kids Action Race firmou parceria com a ONG a fim de contribuir no alerta sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama, próstata e, principalmente, nos casos relacionados a crianças. “Nossa iniciativa visa ampliar a divulgação para ajudar a população a ter mais qualidade de vida”, afirma a CEO da Action 360º.

Bom para o corpo e para a mente - De acordo com especialistas da conceituada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a prática regular de exercícios aeróbicos de forma moderada, melhora pelo menos três funções cerebrais. Estudos da Universidade de Illinois (EUA) apontam que, quando a pessoa se exercita, a produção de sinapses neuronais aumenta. Segundo as pesquisas, a prática de exercícios tem o poder de desenvolver células cerebrais, criando novas conexões interneurais e mantendo a mente sempre jovem e ativa.

A conclusão é de que praticar exercícios físicos ajuda de forma decisiva na concentração e fixação de conteúdos. Quem pratica esporte, além de desenvolver melhor o raciocínio lógico e a memória, apresenta reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades escolares ou acadêmicas.

Há ainda os fatores psicológicos. Um deles é a elevação da autoestima. De acordo com estudo publicado pelo Journal of Pediatric Psycology, pessoas que se sentem bem com elas mesmas, são mais confiante e têm mais força de vontade para realizar suas tarefas, entre elas, a de aprender. Consequentemente, seu rendimento escolar será melhor. A prática de exercícios ajuda ainda a minimizar os níveis de estresse, tão típicos em épocas de prova.

Insanidade para todas as idades - A Corrida Insana não tem restrições quanto à participação, nem limite de idade. A única exigência é que a pessoa tenha altura mínima de 1,05 metro. As largadas são em ondas com cerca de 170 pessoas por vez, o que garante segurança e permite que grupos pratiquem a atividade juntos e sem atropelos. Não há cronometragem, nem obrigatoriedade de ultrapassar todos os obstáculos do percurso.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP