quarta-feira, 14 de novembro de 2018

800 pessoas participaram do inédito XTERRA Camp Ilha do Mel, no Paraná


Felipe Moletta venceu a quarta etapa seguida e embolou o ranking do Triathlon masculino 2018; Entre as mulheres, Gisele Bertucci chegou em primeiro

O último fim de semana (10 e 11 de novembro) na turística Ilha do Mel, localizada no litoral paranaense, em Paranaguá, foi marcado pela realização de uma etapa inédita do maior evento de esportes off-road do mundo, o XTERRA. O clima costeiro, a paisagem paradisíaca e as diversas trilhas da região receberam cerca de 800 atletas profissionais e amadores para várias horas de competições ao ar livre e muita diversão em família. O XTERRA Camp Ilha do Mel foi apresentado pelo SESI e contou com as modalidades de triathlon, swim challenge 1,5 km e 3 km, trail run 21,2 km, night run 6,2 km e a corrida kids.

Triathlon

Os dois dias de alegria e sorrisos esbarraram na seriedade e concentração do paranaense Felipe Moletta, que competindo em casa, sabia da importância da vitória para chegar à última etapa de 2018, em Paraty, dependendo apenas de si próprio para se sagrar heptacampeão de triathlon no XTERRA. Henrique Lugarini e Cristiano Bernardo da Silva completaram o pódio masculino.

Foi o quarto triunfo de Moletta no circuito 2018, o quarto consecutivo, demonstrando a força do atual hexacampeão na reta final do campeonato. Com este resultado na Ilha do Mel, ele chegou aos 443 pontos e agora basta um segundo lugar em Paraty para oficializar mais um caneco. Rafael Juriti, atual líder do ranking com 463 pontos, pelo regulamento, só poderá somar mais 40 pontos, mesmo que vença. Diogo Malagon, que é o atual terceiro colocado, também tem boas chances de título, porém precisará somar 20 pontos a mais que Moletta, ou seja, precisará ficar pelo menos duas posições à frente do rival no XTERRA Paraty, em 1° de dezembro.

Entre as mulheres, a “quase” estreante Gisele Bertucci brilhou. Campeã do Troféu Brasil em 2003 e do Triathlon Internacional de Santos em 2004, ela voltou ao XTERRA após 10 anos e completou o percurso na Ilha do Mel em 1:20:37, deixando a amiga Vanessa Cabrini com a segunda colocação, cerca de dois minutos atrás. Para Bertucci, a experiência foi incrível e ela não descarta brigar pelo ranking em 2019. “Adorei participar do XTERRA novamente! Eu tinha participado duas vezes em Ilhabela em 2008 e 2009. O mais legal foi poder voltar a competir porque tive um acidente bem grave em fevereiro, onde quebrei o cotovelo em sete partes e tive grandes chances de nunca mais estender o braço. Hoje em dia estou com 90% dos movimentos e foi maravilhoso poder me recuperar e fazer uma prova tão linda e rápida. Vou arrumar meu calendário para tentar participar do circuito XTERRA 2019”, revelou Bertucci.

Trail Runs

Na modalidade mais longa de trail run, com 21,2 km de distância, o brasiliense Eric Cézar Santos não deu chances para os outros competidores. Com um tempo de 1:24:48, ele dominou o percurso pesado da Ilha do Mel e conquistou seu primeiro troféu dourado no evento. Rafael Basílio, Adão Leite, Luis César de Oliveira e Antônio Morinigo completaram o pódio. Fernanda de Souza foi a 1° colocada entre as meninas da trail run 21, 2 km, seguida por Suzana Brito, Daiany Ribeiro, Calinka Winkler e Bruna Moraes.

Na modalidade mais curta, Henrique Lugarini, que já havia ficado em segundo no triathlon, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada após percorrer 6,2 km na divertidíssima Night Run. Tamires dos Santos viajou de Brasília para o Paraná e saiu de lá com a vitória noturna e muita experiência adquirida.



Swim Challenge 1,5 km e 3 km

No swim challenge, talvez a modalidade mais desejada pelo público presente na arena XTERRA, já que mergulhar na água limpa e transparente da tranquila Praia de Brasília é um sonho. No tiro mais curto, de 1,5 km, triunfos de José Lozano e Anna Júlia Hatschbach. Com muita propriedade, Lozano liderou a prova do início ao fim, abrindo mais de 2 minutos e meio de vantagem para o segundo nadador.

Nos 3 km, o maior vencedor foi o Clube Curitibano. Das 10 pessoas que subiram ao pódio, nove são nadadores do tradicional clube da capital paranaense, que demonstra um ótimo trabalho realizado a cada evento em que inscreve seu time. Gabriel Fragomeni foi o primeiro entre os homens e Maria Cristina Sigwalt a primeira entre as mulheres.

A última etapa do XTERRA Brazil Tour 2018 será realizada em 1 e 2 de dezembro, em Paraty, no Rio de Janeiro e onde serão feitas as entregas de premiação do ranking de todas as modalidades.

Crédito das fotos: Lincoln Schindler e Ernani Schindler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomendado pra você

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares