XTERRA abre 2019 com tradicional e requisitada etapa carioca

As paisagens em Mangaratiba são as mais belas possíveis - foto: Thiago Lemos

Maior evento de esportes off-road do mundo inicia a temporada com a edição Costa Verde, em Mangaratiba, nos dias 9 e 10 de fevereiro

Em seu 15° ano de existência no Brasil, o XTERRA antecipou o calendário. Tradicionalmente a primeira etapa do circuito é disputada em março, porém, em 2019, o início das atividades será nos dias 9 e 10 de fevereiro, na área externa do luxuoso Portobello Resort & Safári, em Mangaratiba. O famoso XTERRA Costa Verde já contou com presenças ilustres em edições passadas, tais como a do jornalista Clayton Conservani, o orientador financeiro e diretor artístico Fly Vagner (que estará presente novamente) e o ator global Nicolas Prattes, por exemplo.

O XTERRA Costa Verde promete reunir mais de 3.000 pessoas, entre atletas e espectadores. As modalidades disponíveis são: trail run em três distâncias (5k, 10k, e 21k), aquathlon (1k natação + 5k corrida), triathlon (750m natação + 18,5k mountain bike + 5k corrida), swim challenge em duas distâncias (1,5k e 3k) e a divertida corrida kids para a criançada de 1 a 14 anos. As inscrições podem ser realizadas através do link https://bit.ly/2Fltl4l.

O conceito do XTERRA é usar o esporte praticado na natureza para criar momentos divertidos em família, proporcionando inclusive uma viagem turística. Uma das peculiaridades da etapa em Mangaratiba é o safári oferecido pelo hotel Portobello, que tem 300.000 m² de área e comporta dezenas de espécies animais, como zebras, antílopes, capivaras e diversas aves por exemplo. Os percursos de triathlon e corridas permitem a observação das espécies, inclusive. Mas há também o lado competitivo, onde atletas profissionais brigam pelo título nacional no fim do ano. O formato de pontuação é semelhante ao da Fórmula 1, onde cada competidor soma pontos de acordo com a colocação final em cada uma das dez etapas do ano. A diferença é que no XTERRA, dependendo da modalidade, tem o esquema de descarte de notas mais baixas (consulte o regulamento de cada prova no site www.xterrabrasil.com.br). Ao final do circuito, quem somar o maior número é o campeão.

Atual campeã do swim challenge 1,5k, a carioca Patrícia Lima revela que não só irá defender seu título no mar, como também participará de outra experiência por diversão. O intuito é aproveitar ao máximo a boa energia das localidades onde é disputado o XTERRA. “Estou preparada para este novo ano e quero brigar pelo bicampeonato na natação de 1,5k. Eu adoro a etapa de Costa Verde, o lugar é maravilhoso, lindo demais e nesse calorzão não tem coisa melhor que nadar em um mar carioca. Estou confirmadíssima e vou além, vou me aventurar também na prova de aquathlon, pois quero estar na água o máximo de tempo possível e acho que vai ser muito divertido”, declara.

O XTERRA é apresentado pelo SESI e tem seis etapas já confirmadas em 2019, mas as outras quatro serão divulgadas até o próximo dia 18 de janeiro. Além do XTERRA Costa Verde, já estão confirmadas o XTERRA Brazil em Ilhabela (11 e 12 de maio), o XTERRA Praia do Forte na Bahia (8 e 9 de junho), o XTERRA Agulhas Negras em Resende (13 e 14 de julho), o XTERRA Itaipava em Petrópolis (24 e 25 de agosto) e o XTERRA Estrada Real em Tiradentes (28 e 29 de setembro).

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP