Jovem cadeirante vai participar da Mizuno Uphill Marathon 2019

Cleiton e Jonas posam sorridentes com camisas Uphill Marathon - Foto: divulgação / Mizuno Uphill Marathon

Com apoio do projeto social Pernas Solidárias, Jonas de Melo será guiado pelo condutor Cleiton Tamazzia por 25K na Serra do Rio do Rastro, em agosto

A 7° edição da Mizuno Uphill Marathon, maior e mais cobiçada maratona de subida do Brasil – cerca de 10.000 corredores fizeram pré-inscrição para participarem do sorteio de 3.100 vagas para a corrida deste ano - terá uma presença ilustre no próximo dia 31 de agosto, na Serra do Rio Rastro, tradicional local da prova de três distâncias (25K, 42K e 67K), o jovem Jonas de Melo, que completará 18 anos no próximo dia 24 de maio.

Guerreiro Jonas, como é conhecido, é natural de Joinville, em Santa Catarina, e nasceu prematuro (sete meses) com paralisia cerebral, seguida da síndrome de Pierre Robin (anomalia congênita rara, caracterizada por mandíbula diminuída, retração da língua e obstrução das vias aéreas superiores) e de uma fissura palatina. Após anos de fisioterapia e o diagnóstico de dezenas de médicos confirmando que jamais andaria, o menino não desistiu de seu maior sonho: praticar um esporte como a corrida ou o futebol, suas duas paixões. Quando tinha 14 anos, Jonas, com suas pernas tortas, começou a arriscar pequenos passos sozinho, escorando-se nas paredes de casa e travando uma verdadeira batalha individual. Logo, seus pais o levaram ao Dr. Cunha, ortopedista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, que descobriu o quadril invertido de Jonas e deu um parecer otimista onde indicava sim a possibilidade de andar e até de correr um dia, mas várias cirurgias seriam necessárias.

“Conseguimos realizar as cirurgias em 2018. O Jonas passou por quinze procedimentos nos membros inferiores, foi um sucesso, não tem mais as perninhas tortinhas e atualmente está na fase de fortalecimento muscular já. Ele adora estar na rua, fazer amizade, gosta de esportes em que vai conhecer pessoas, então ele sempre adorou corrida e futebol. A dona do local onde ele faz equoterapia indicou o Pernas Solidárias, disse que seria uma experiência legal para o Jonas e me passou o telefone do Cleiton. Assim tudo começou”, explica Alexandre, pai de Jonas.

O homem citado por Alexandre é Cleiton Tamazzia, corredor e idealizador do projeto social Pernas Solidárias, que nasceu em 2015, sem fins lucrativos, com o objetivo de incluir socialmente os cadeirantes no mundo das corridas de rua. Por meio dele, corredores voluntários conduzem triciclos adaptados, transportando pessoas que não podem andar. Com o contato estabelecido, uma grande amizade foi criada entre Jonas e Cleiton, que passaram a participar juntos de vários eventos do esporte de velocidade.

Cleiton, que também é de Joinville e já havia se pré-inscrito na Mizuno Uphill Marathon, contou com a sorte para ganhar uma das vagas para a maratona através do sorteio oficial. Com isso, efetivou sua inscrição e não pensou duas vezes: resolveu convidar o Guerreiro Jonas para a aventura na Serra do Rio do Rastro.

“Eu não imaginava que fosse correr a Uphill com um cadeirante, era um propósito meu competir nesse evento, mas quando fui sorteado senti no coração que o certo a se fazer seria convidar o Jonas. Meu sonho é vê-lo correndo a Uphill com as próprias pernas. Meu convite foi também para incentivar ele e os pais, para mostrar que ele é capaz e que vai sim conseguir andar e correr sem ajuda de ninguém um dia”, revela Cleiton.

Com apoio do Pernas Solidárias, da X3M Sports Business e da Mizuno, Jonas será mais um ninja runner na Serra do Rio do Rastro no próximo dia 31 de agosto e certamente irá realizar uma das chegadas mais emocionantes da história da maratona.

Mizuno Uphill Marathon

Data: 31 de agosto de 2019
Horário de largada: 25K = 16h / 42K = 07h 
Local: Serra do Rio do Rastro, Santa Catarina
Mais informações: https://uphillmarathon.com.br/

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP