Sidney Togumi embarca para Half Marathon Des Sables, uma das competições mais radicais do mundo


Atleta de longas distâncias e especialista em treinamento desportivo, ele vai encarar 120 quilômetros no Deserto de Ica, no Peru, em dezembro

O próximo desafio do ultramaratonista e especialista em treinamento desportivo Sidney Togumi acontece em poucos dias: trata-se do Half Marathon Des Sables, de 30 de novembro a 5 de dezembro, no Deserto de Ica, no Peru. Serão 120 quilômetros em meio a um cenário inóspito, a serem percorridos em quatro dias. "Na primeira etapa faremos 35 quilômetros; na segunda, 60; o terceiro dia é destinado ao descanso; e fechamos com mais 25 quilômetros", explica o atleta.

A corrida é focada no princípio da autonomia - cada participante é auto-suficiente com sua comida e tem que transportar tudo o que precisa durante o período. A organização só fornece barraca e água - e mesmo assim o líquido é controlado, o que exige gestão minuciosa do atleta.

Togumi, que recebeu o convite para a competição por parte da Saved By Spot, se preparou física e mentalmente, dando especial atenção à logística. "O deserto é uma novidade para mim. Será um desafio e tanto. Para me preparar, voltei a fazer treinos com mochila pesada (de seis quilos), em terrenos arenosos, com temperatura alta, além de investir forte na musculação. Tem também a parte mental, com a prática de exercícios recomendados por minha psicóloga, e os testes em relação à alimentação. Programei levar comida liofilizada e testei formas de produzir chama, já que não é permitido levar gás. Enfim, foram muitos detalhes para organizar. Estou confiante que farei uma boa prova".

Sobre a competição

A Marathon Des Sables é uma das corridas a pé de longa distância mais exigentes do mundo. É realizada há mais de 30 anos no deserto do Saara, mais precisamente no Marrocos. Os participantes percorrem 240 quilômetros enfrentando temperaturas que se aproximam dos 50°C, carregando seus equipamentos e mantimentos para toda a competição. Com o passar dos anos, esta prova de alto rendimento tornou-se um importante desafio para esportistas de elite do mundo inteiro que sonham em poder participar desta singular competição, que exige enorme esforço físico e mental.

Desde o ano passado, surgiu a Half Marathon Des Sables, com metade da distância original. Trata-se igualmente de uma aventura humana e esportiva, no coração do Deserto de Ica, imersa em um desafio entre montanhas de areia e o Oceano Pacífico - uma paisagem única e cheia de história no Peru.

MAIS NOVIDADES

À frente da UPFITRAIL, especializada em trail running, Sidney Togumi acaba de anunciar a parceria com o atleta e profissional de educação física Cristiano Fetter, que passa a integrar a equipe técnica da assessoria. Trata-se de uma união de forças que tem como principal objetivo oferecer mais conhecimento e melhor atendimento à todos que buscam preparação para seus projetos no trail running e ultra trail. "É o início de uma nova etapa em minha vida profissional junto ao grande mestre Sidney Togumi. Vamos trabalhar juntos em prol de uma nova UPFITRAIL. Vem muitos projetos por aí", diz Fetter, que também é mestre em ciências do movimento humano e colunista do portal Webrun.

Quem é Sidney Togumi

Ele sempre teve forte ligação com o esporte. Na infância praticou basebol, judô, natação. Formou-se em educação física, conheceu o triathlon e depois a corrida de aventura, quando a modalidade chegou ao Brasil. No trail running se tornou um especialista e uma referência.

Entre suas atuais funções estão:

- Head coach da UPFITRAIL
- Membro do comitê da ITRA (International Trail Running Association, uma das mais importantes entidades do trail mundial e parceira da Federação Internacional de Atletismo)
- ITRA National Representative (interlocutor entre a entidade e a comunidade trail no país - entidades federativas, organizadores, atletas)
- Head coach trail Brazil Team (técnico principal da seleção brasileira de trail nos campeonatos mundiais realizados em Portugal 2016 e Itália 2017; Team Leader nos mundiais da Espanha 2018 e Portugal 2019)
- Responsável pela área de Trail Running da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo)
- Colunista da revista GoOutside
- Palestrante
- Apresentador da "Live10", todas as quintas-feiras, 21h, pelo Instagram

Como atleta, suas conquistas passam por:

- Tor Des Géants 330K, Itália (2016/ 2018)
- PTL 240K, França (2015)
- UTMB 170K, França (2012/ 2014)
- La Mision Race 160K, Argentina (cinco vezes)
- The North Face Endurance 80K, Chicle (2012)
- Patagonia Run 100K, Argentina (2010/ 2012)
- IRONMAN Brasil (oito vezes)

Instagram @sidneytogumi
Facebook facebook.com/sidneytogumi
YouTube  https://www.youtube.com/channel/UCj0o9nC_u4mD4ZcSBCqZRJg

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL