Projeto visa revelar nova geração do trail running



Sidney Togumi, head coach da UPFITRAIL, selecionou e vai treinar novos corredores de montanha por meio do projeto UNDER25


Todos os esportes precisam de renovação em seus quadros de atletas. É necessário investir na base, descobrir e treinar novos talentos. Pensando nisso e inspirado no filme Coach Carter (que conta a história de um treinador em busca de formar pessoas e cidadãos mais do que atletas de alto nível - disponível na Netflix), Sidney Togumi, especialista em treinamento desportivo e head coach da UPFITRAIL, criou o Projeto UPFITRAIL UNDER25. O programa foi lançado em novembro de 2019. Dezenas de atletas - com no máximo 25 anos completados até 31/12/2020 - enviaram seus currículos esportivos e passaram por entrevistas. Desses, foram selecionados oito nomes, de várias regiões do país.

São eles: Éric Gonçalves Capovilla (RS); Guilherme Henrique França (SP); Helena Gonçalves Pinto (MG); Heloah Fernandes Barbosa (MG); Linabel Iramaia Araújo (MG); Lucas Ogrysko (PR); Rafael Silva Antunes (MG); Raimundo Nonato Mota Filho (MA). E completaram o quadro UNDER25 Nata Valeriano, Renan Vitor Ponto e Rodrigo Santejo, que já faziam parte da UPFITRAIL.

"Nosso objetivo é investir no futuro da elite do trail running brasileiro e contribuir para a formação de bons cidadãos. A expectativa é vê-los entre os melhores atletas da modalidade no Brasil em poucos anos", diz Togumi, que dividiu a responsabilidade da seleção com Cristiano Fetter, atleta, educador físico e mestre em ciências do movimento humano, seu parceiro na equipe técnica da assessoria.

No projeto UNDER25 inicialmente os atletas receberão toda a orientação técnica, estratégica, treinamento e principalmente orientação de formação, atitude e responsabilidades.

Como grande parte dos atletas selecionados não vive na cidade de São Paulo, todas as planilhas de treinamento são enviadas por meio de um sistema chamado Training Peaks. "Os atletas fazem o upload gerado pelos seus monitores de FC/GPS e nós, treinadores, temos acesso a todos os gráficos gerados pelo mesmo. Dessa forma conseguimos ter um feedback de como os treinos estão sendo executados", explica Togumi.

Do grupo UNDER25, alguns têm como objetivo inicial buscar vaga na equipe brasileira que irá disputar o campeonato mundial juvenil de skyrunning, no final do mês de julho, na Itália. Outros desejam experiências, participando dos principais eventos nacionais e disputando com os melhores atletas do Brasil.

SIDNEY TOGUMI

Ele sempre teve forte ligação com o esporte. Na infância praticou basebol, judô, natação. Formou-se em educação física, conheceu o triathlon e depois a corrida de aventura, quando a modalidade chegou ao Brasil. No trail running se tornou um especialista e uma referência.

Entre suas atuais funções estão:

- Head coach da UPFITRAIL

- Membro do comitê da ITRA (International Trail Running Association, uma das mais importantes entidades do trail mundial e parceira da Federação Internacional de Atletismo)

- ITRA National Representative (interlocutor entre a entidade e a comunidade trail no país - entidades federativas, organizadores, atletas)

- Head coach trail Brazil Team (técnico principal da seleção brasileira de trail nos campeonatos mundiais realizados em Portugal 2016 e Itália 2017; Team Leader nos mundiais da Espanha 2018 e Portugal 2019)

- Responsável pela área de Trail Running da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo)

- Colunista da revista GoOutside

- Palestrante                                   

- Apresentador da "Live10", todas as quintas-feiras, 21h, pelo Instagram

Como atleta, suas conquistas passam por:

- Half Marathon Des Sables, Peru (2019)

- Tor Des Géants 330K, Itália (2016/ 2018)

- PTL 240K, França (2015)

- UTMB 170K, França (2012/ 2014)

- La Mision Race 160K, Argentina (cinco vezes)

- The North Face Endurance 80K, Chicle (2012)

- Patagonia Run 100K, Argentina (2010/ 2012)

- IRONMAN Brasil (oito vezes)

Instagram @sidneytogumi
Facebook facebook.com/sidneytogumi
YouTube  https://www.youtube.com/channel/UCj0o9nC_u4mD4ZcSBCqZRJg


Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL