Desafio Rota da Baleia 2026 reúne 2 mil atletas no litoral sul de Santa Catarina neste sábado (12)

 

Em sua maior edição, corrida de trilha dobra de tamanho, atrai participantes de 18 estados e do exterior para corridas de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km - Fotos: Foco Radical/Desafio Rota da Baleia

Florianópolis, 9 de setembro de 2026 - Fenômeno do segmento de corridas em trilha (trail run) no Brasil, o Desafio Rota da Baleia chega à sua maior edição neste sábado (12). O evento vai movimentar o litoral sul de Santa Catarina com a participação de 2 mil atletas em provas de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km pelas praias, trilhas e paisagens de Laguna, Imbituba e Garopaba. Além de impulsionar o turismo esportivo e ecológico na região, a prova propõe uma forma única de conexão com a natureza. Os corredores terão pela frente cenários paradisíacos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca em pleno período de observação das baleias no mar.

O Desafio Rota da Baleia 2026 ultrapassou as fronteiras estaduais. Mais da metade dos participantes (52%) é proveniente de fora de Santa Catarina. O evento conta com corredores de todas as regiões brasileiras, representando 18 estados e o Distrito Federal. Caxias do Sul (RS) e Curitiba (PR) lideram a presença entre as cidades de atletas de fora do estado, ficando atrás apenas da capital catarinense, Florianópolis. A prova também recebe grupos de atletas vindos da Argentina e do Uruguai.

Entre as distâncias, a prova ultra de 80 km concentra a maior parte dos inscritos (37%), divididos nas categorias solo e revezamentos de duplas, quartetos e octetos. A meia maratona de 21 km soma 33% dos atletas, seguida pelos 42 km (17%) e pelos 8 km (13%). Para acompanhar essa expansão e garantir o conforto do público, a On Sports, organizadora do evento, preparou uma estrutura inédita e ampliada na arena montada no Camping Lagoamar, em Garopaba, local da chegada dos atletas em todas as quatro distâncias e modalidades.

“A dimensão que o Desafio Rota da Baleia tomou reflete a busca dos corredores por experiências autênticas e desafiadoras em meio à natureza. Receber atletas de quase todo o país e do exterior no litoral sul catarinense fomenta o turismo na região nessa época do ano, de maior concentração de baleias-francas. Preparamos uma infraestrutura à altura desse marco histórico para receber 2 mil participantes e suas famílias”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports.

A atração principal do evento, a prova de 80 km, tem largada nos Molhes da Barra, em Laguna, local famoso pela pesca comunitária com auxílio dos botos. Os participantes passam por praias históricas e intocadas até entrarem no município de Imbituba, onde encaram morros, trilhas de mata atlântica e um trecho de quase 5 km de dunas entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera. A parte final atravessa as praias de Garopaba até a linha de chegada, no Camping Lagoamar, na Praia Central.

As demais distâncias têm largadas ao longo do percurso da prova principal. A maratona, com seus 42 km, inicia na Praia da Vila, em Imbituba. A prova de 21 km parte da Praia do Rosa. E a corrida de 8 km é realizada inteiramente na Praia Central de Garopaba. Todas as modalidades convergem para a mesma linha de chegada, a arena montada à beira-mar de Garopaba.

 

Retirada de kits e largadas

A movimentação começa na sexta-feira (11), com a entrega de kits na arena do evento, localizada no Camping Lagoamar, em Garopaba, das 14h às 19h. No sábado (12), as largadas acontecem ao longo de todo o dia, incluindo a inédita Corrida Kids, realizada no fim da tarde na arena.

A primeira largada será dos 80 km solo, às 5h. Dos Molhes da Barra, em Laguna, também partem os demais atletas da distância na modalidade de revezamento. As duplas iniciam a prova às 5h30, enquanto quartetos e octetos partem às 5h45. Já a prova de 42 km, com largada na Praia da Vila, em Imbituba, começa às 10h30. Com a grande participação de atletas na edição deste ano, a organização dividiu a largada dos 21 km, na Praia do Rosa, em duas baterias: a primeira parte às 12h30 e a segunda às 13h. Às 15h será dado o início da prova de 8 km, na Praia Central de Garopaba, em frente à arena. O dia ainda reserva a Corrida Kids às 16h30. A programação é encerrada com a cerimônia de premiação, prevista para as 18h30.

O Desafio Rota da Baleia tem patrocínio de Ada Nutracêuticos, Beckhauser Malhas, Rocha Alimentos, Tesba Logística, Grupo Koch, Baly Energy Drink e Baly Hidrate, apoio de Hiper Fom, Hotel Lobo, Ad Mídia, Rancheiro e Elisabete Seguros, e apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A organização e a realização são da On Sports.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Primeira São Silvestre do próximo século abre inscrições dia 30 de setembro

Breve relato da minha primeira maratona completa