Milhares de corredores celebraram a maior edição da Meia das Cataratas em Foz do Iguaçu

Foto: Marcos Labanca
Durante a premiação, corredores entoaram “viver e não ter vergonha de ser feliz”.
O coro foi puxado pelo artista Chambinho do Acordeão

A Meia das Cataratas, uma das provas mais belas do mundo, recebeu 4.628 corredores de todos os estados do Brasil e do exterior, neste domingo, 4 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). A 10ª Meia Maratona das Cataratas – Semana do Meio Ambiente integrou o lançamento da campanha internacional da ONU (Organização das Nações Unidas), no Brasil, com o nome: #EstouComANatureza.

A prova registrou o maior número de participantes dos seus dez anos de existência. O evento esportivo foi composto por duas corridas paralelas: a tradicional disputa de 21 km, com 2.551 participantes, e a novidade, o trajeto mais curto, o Desafio 8K das Cataratas, que contou com a disputa de 2.077 corredores. Atletas das duas provas fizeram sua chegada depois das Cataratas do Iguaçu, formando um grande mar de gente pela Rodovia das Cataratas e no interior do Parque Nacional do Iguaçu.

Para o primeiro colocado geral, Orlando Javier, atleta do Paraguai, a Meia Maratona das Cataratas é a prova mais linda do mundo. “A natureza do Parque Nacional do Iguaçu foi o combustível para chegar até o final, e chegar bem”, revelou. Já a corredora Aline Esperança comentou que correr neste lugar foi um privilégio. “A prova foi excelente, muito bem organizada e ajudou muito na história de superação do nosso grupo, ‘Todos pelo Nicolas’, que apoia um amigo corredor que luta contra o câncer.”

Satisfação – Além de agradecer os corredores que toparam mais uma vez correr pelo meio ambiente com um trajeto único e sentir a importância deste Patrimônio Natural da Humanidade, o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, anunciou e convidou todos os presentes para participar da 11ª Meia Maratona das Cataratas, no dia 3 de junho de 2018. “É muito bom ver tantas pessoas valorizando a qualidade de vida e esta unidade de conservação.”

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Vianna, poder participar deste evento é muito importante. “Meio ambiente, qualidade de vida e turismo têm tudo a ver com a missão de Itaipu. Somos a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e queremos continuar inovando e participando deste importante evento para o desenvolvimento da região”, afirmou.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, que também correu a prova dos 8 km, disse estar muito contente em poder participar da corrida e aproveitou para saudar todos os corredores. “Quero cumprimentar todos os participantes. Fiquei muito contente quando soube que os 80% dos corredores vieram de outras cidades e 20% são moradores da Três Fronteiras. Vamos esperar todos em junho de 2018 novamente aqui.”

O coordenador da Meia Maratona das Cataratas, Adélio Demeterko, falou com entusiasmo e avaliou a edição com a melhor de todas. “Dessa vez fizemos uma prova ainda melhor. Conseguimos cativar, fascinar e superar as expectativas dos participantes. Sem dúvida, foi uma experiência inesquecível. Todos são nossos convidados para este desafio fascinante que promete muito mais para 2018.”

Muito mais cuidado com o meio ambiente – A 10ª Meia Maratona das Cataratas – “Prova Semana do Meio Ambiente” integrou a programação da Semana do Meio Ambiente do Parque Nacional do Iguaçu. Nesse contexto, além de doar recursos das inscrições ao Projeto Carnívoros, que mantem um trabalho importante para a conservação da onça-pintada (Panthera onca), serão plantadas mudas de árvores para atenuar o impacto ambiental, em áreas específicas na região de Foz do Iguaçu.

Realização – A Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio) e da Cataratas do Iguaçu S.A., com promoção da RPC e patrocínio da Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.

Classificação Geral:

21 KM - Masculino
1 – Orlando Elizeche – Tempo: 01:12:52
2 – Carlos Henrique de Souza – Tempo: 01:14:49
3 – Welliton Baptista – Tempo: 01:15:13
4 – Evandro Gomes de Lima – Tempo: 01:15:33
5 – Elton Wander Sales – Tempo: 01:16:09

21 KM - Feminino
1 – Lidia Karwoswski – Tempo: 01:30:45
2 – Adrieli Cardoso de Oliveira – Tempo: 01:30:58
3 – Nubia de Oliveira – Tempo: 01:32:55
4 – Fatima Maria Villar Rivas – Tempo: 01:33:12
5 – Rozelene Rodrigues Padilha – Tempo: 01:34:05

Desafio 8 K das Cataratas – Masculino
1 – Alessandro Pires Ferreira – Tempo: 00:27:37
2 – Marcelo Rech – Tempo: 00:28:45
3 – Vinicius Bonemberger – Tempo: 00:28:51
4 – Edinelson Claro de Abreu – Tempo: 00:28:58
5 – Igor Gabriel de Oliveira Pires – Tempo: 00:29:06

Desafio 8 K das Cataratas – feminino
1 – Raimunda de Sousa Cordulino – Tempo: 00:31:46
2 – Andrea Adelia Bernardes – Tempo: 00:32:56
3 – Gilmara de Souza – Tempo: 00:33:37
4 – Marciane Mahl Gregorini – Tempo: 00:34:21
5 – Fabiana da Silva Schmitz – Tempo: 00:35:12

Mais informações
Meia Maratona das Cataratas
www.meiamaratonadascataratas.com.br

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP