Última etapa do XTERRA Brazil Tour contou com mais de 2.500 atletas em Paraty


Além do recorde no número de inscritos no MTB Enduro, os campeões de todas as modalidades foram decididos e premiados em festa privada

Neste último final de semana (02 e 03) o XTERRA Brazil Tour teve sua última etapa realizada em 2017. O evento esportivo aconteceu na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, e contou com mais de 2.500 atletas amadores e profissionais inscritos. Por ser a edição de encerramento do ano, foram definidos todos os campeões da temporada, que receberam suas premiações durante confraternização no Empório Mercante, na Vila Colonial. Não houve surpresas na modalidade mais tradicional, o Triathlon, que teve a paulista Sabrina Gobbo conquistando o tetracampeonato (14, 15, 16 e 17) e o paranaense Felipe Moletta o hexa (11, 12, 13, 14, 16 e 17).

Apesar da soberania, Moletta demonstrou humildade e preferiu rechaçar a fama de favorito. “Ah, eu acho que não existe isso de favoritismo no XTERRA, na prova de hoje eu perdi, por exemplo. Tem muito cara bom, como o Diogo Malagon e o Fred Zacharias por exemplo. Quem venceu hoje foi o Eduardo Lass, que treina comigo, conheço muito bem e acho que é bem promissor. Isso prova que tudo pode acontecer, inclusive imprevistos como uma bicicleta quebrar ou um tornozelo torcer. Fico contente com mais uma conquista importante, mas eu nunca posso afirmar que vou vencer, apenas que quero e tento ao máximo”, confessou.

Já Sabrina Gobbo fez uma análise mais confiante, porém em tom de lamentação. “Tenho dez anos de experiência e fora do Brasil tenho muitas adversárias que ‘batem de frente’, mas aqui, fora uma ou outra como a minha amiga Isabella Ribeiro (segunda colocada no ranking), não há tantas. Isso é ruim, mas prefiro pensar em bater o recorde da Luzia Bello, que foi a única mulher a conseguir quatro títulos de temporada no XTERRA. Ano que vem vou com tudo para realizar meu objetivo”, almeja Gobbo, de 39 anos de idade.



Trail Runs
Nos 21 km, a prova mais procurada do XTERRA, o paratiense Joao Paulo Santos cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Entre as mulheres deu Edilma Lima, mas os campeões da temporada já estavam decididos desde a antepenúltima etapa, os imbatíveis Antônio Gonçalves e Geisla dos Santos. A Half de Paraty contou com 700 corredores, enquanto a Short (6 km) teve cerca de 800 competidores.

MTB e MTB Enduro
As modalidades mais velozes do festival XTERRA são, obviamente, as de MTB. Com direito a recorde no número de inscritos no Enduro, onde cerca de 100 atletas competiram por dois dias radicais e encararam cinco descidas insanas no litoral carioca, com direito à última travessia com mais de 10 minutos para ser finalizada. Os campeões da etapa e da temporada foram os famosos Léo Mattioli e Paty Loureiro.

O MTB Cup Pro só foi decidido nesta última etapa. A modalidade foi páreo duro do início ao fim, mas coroou Sidnei Fernandes e Sofia Subtil, que não deram chance ao azar e venceram no percurso de Paraty. Sidnei, aos 33 anos, foi bicampeão do XTERRA, com um desempenho impressionante nos últimos dois quilômetros de prova, onde abriu vantagem pedalando com muita técnica. A jovem Sofia, de apenas 24 anos, não segurou as lágrimas ao cruzar a linha de chegada e descreveu o que sentiu:

“Muita coisa vem à cabeça. Era uma data em final de temporada, onde a rotina de treinamentos fica menos puxada. Eu comecei como líder, mas se a Sabrina ganhasse eu perderia tudo e, no meio da prova, ela se distanciou um pouco de mim e fiquei preocupada demais. Só consegui recuperar novamente no quilômetro 21. Eu queria demais esse título na minha carreira, é um reconhecimento importante e estou sem patrocinador, então espero que esse troféu me ajude com novos parceiros, para que eu possa disputar o bicampeonato em 2018”, confessou.



Swim Challenge

As provas de natação em mar aberto foram bastante agitadas e, nem mesmo a chuva foi capaz de diminuir a alegria do público, que se situou na vasta areia da Praia do Forte para incentivar seus atletas favoritos.

Os vencedores das etapas foram os mesmos que já haviam vencido em Ilhabela, no final de outubro. Na distância de 1,5 km, Daniel Cunha e Clarissa Brito até foram seguidos de perto, mas tornaram a fazer bonito. Daniel, de apenas 19 anos, se sagrou campeão do ranking e Clarissa terminou em segundo, atrás de Márcia Pereira. Já na distância de 3 km, o sempre fenomenal Artur Pedroza, um dos atletas mais queridos e respeitados do XTERRA, voltou a arrasar e fechou o ano com 100% de aproveitamento e o tricampeonato (15, 16 e 17) garantido. A ilhabelense Ariadne Rodrigues venceu a segunda etapa consecutiva e também terminou como a campeã de 2017. 

O XTERRA Paraty, que foi apresentado pelo SESI e teve apoio do Hotel Porto Imperial, da Specialized e da Maçãs Turma da Mônica já tem todos os resultados disponíveis no link https://goo.gl/mqss5A. O calendário de 2018 ainda não foi finalizado, mas nos próximos dias será anunciado.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP