É hora de subir a montanha

Por Edmur Hashitani – edmur.hashi@gmail.com

Muitas pessoas começaram a correr durante este ano de 2016, participando de várias provas pelas ruas de suas cidades Brasil afora. Mas outra modalidade que vem ganhando adeptos ao longo dos anos é a corrida nas montanhas.

No entanto, há aqueles aqueles que, apesar de ter a vontade de trocar o asfalto pela terra de vez em quando, ainda têm dúvidas sobre aumentar o nível de dificuldade, já que provas desse tipo contam com mais subidas e descidas, terreno irregular e tem até quem considere o risco de se perder.

Essas dúvidas são importantes, mas não precisam fazer com que o corredor deixe de ir às trilhas. Para que os atletas não errem o caminho, por exemplo, as provas em trilhas e montanhas são sinalizadas com fitas reflexivas, que indicam o percurso correto a ser seguido. Já a altimetria pode ser um incentivo e um desafio a mais para quem costuma correr pela cidade. Para os que se preocupam com o terreno há opções de tênis apropriados para as trilhas.


Outra dúvida é onde treinar. Para se preparar bem para a prova é preciso estar com o treino de ladeira em dia. Isso pode ser feito mesmo na cidade, aproveitando as subidas e descidas das ruas e até mesmo dos parques.

Se mesmo assim, aqueles que têm vontade de fazer a transição para a montanha, mas ainda têm alguma dúvida, podem optar por provas com menor nível de dificuldade, com aclives e declives menos acentuados e, às vezes, até mesclando trechos de trilha com asfalto, que podem servir como introdução à modalidade.



Para este segundo semestre de 2016, uma série de corridas de montanha estão programadas e podem ser a oportunidade de sair da rotina e conhecer uma nova forma de continuar correndo e ainda de forma mais próxima à natureza. No final da prova, certamente a sensação será de satisfação por mais um desafio cumprido.

Próximas provas de montanha:

3 de setembro – Serra da Mantiqueira/SP – Desafio das Serras – percursos de 50k e 80k em dois dias de prova

18 de setembro – Mogi das Cruzes/SP – A Rainha da Montanha – percursos de 3k, 7k, 14k e 21k – exclusivo para mulheres

18 de setembro – Campos do Jordão/SP – Escape Trail Run – percursos de 14k e 21k

25 de Setembro - Serra do Juquery / Franco da Rocha/SP – Circuito das Serras – percursos de 6k, 12k e 21k

23 de Outubro - Serra do Japi / Cajamar/SP – Circuito das Serras – percursos de 6k, 12k e 21k

11 de Novembro – Deserto do Atacama / Chile – Mountain Do – percursos de 6k, 23k e 42k

20 de Novembro - Serra de Paranapiacaba / Santo André/SP – Circuito das Serras – percursos de 6k, 12k e 21k

4 de Dezembro - O Rei da Montanha - Taiaçupeba - Mogi das Cruzes/SP - Percursos 3k 7k 14k 21k e 42k

11 de Dezembro - Serra Represa Morro Grande / Cotia/SP – Circuito das Serras – percursos de 6k, 12k e 21k

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL