Nike celebra revitalização da Vila Olímpica de Mato Alto em parceria com a Prefeitura do Rio

Foto: Divulgação/Nike


Com revitalização, Mato Alto ganhou uma pista de atletismo certificada pela IAAF, tornando-se o segundo espaço público com essas características disponível na cidade.

A Nike reinaugurou oficialmente a pista de atletismo e áreas revitalizadas da Vila Olímpica Manoel José Gomes Tubino (Mato Alto), como parte da parceria de 5 anos firmada com a Prefeitura do Rio, em novembro de 2015, para promover o esporte e atividade física na cidade.

O evento reuniu 150 crianças para uma série de atividades e contou com a presença de atletas como o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Panamericanos e medalha de bronze nos Jogos de Atenas, e a velocista Veronica Hipólito, com duas medalhas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Os atletas participaram das atividades com as crianças e tiveram oportunidade de testar a pista.

“Depois dos Jogos, nos perguntamos muito sobre o que deixaríamos como legado para o Rio de Janeiro. Medalhas vão passar, marcas serão batidas, mas ações e uma pista como essa revitalizada pela Nike é o que fica para a cidade. São espaços com um objetivo maior do que o sonho de subir no pódio. É o foco na prática do esporte para todos, nas escolas, nas ruas”, declarou Verônica.

“Ver essa pista cheia de crianças me faz acreditar ainda mais no poder do esporte. É aquilo que a gente gostaria que acontecesse em todos os lugares. Projetos como este da Nike e da Prefeitura servem de exemplo e incentivo para muitos outros. É muita gente envolvida realmente querendo levar o esporte para a vida dessas crianças”, disse Vanderlei Cordeiro.

Além do novo playground e melhorias nas quadras esportivas, o grande destaque na revitalização é a pista de atletismo que foi totalmente reformada, recebeu revestimento de Nike Grind – material premium reciclado que lhe conferiu o status de Classe 2 na certificação da IAAF (International Association of Athletics Federations). Há apenas seis pistas de atletismo na cidade com esse tipo de certificação, das quais apenas duas, incluindo a de Mato Alto, são abertas ao público. E para inspirar ainda mais as crianças a se moverem mais, a vila olímpica agora conta com uma escultura e painéis com grafites coloridos criados pelo artista Bruno Big.

“Ver esse espaço mais colorido, com arte, esporte e cheio de crianças é o que importa. Ficou muito claro como esse movimento realmente fala a língua deles. Eu sempre penso na energia e na vibração que ficam depois que termino um trabalho. Fiquei muito feliz com o retorno da comunidade sobre como os grafites e o que fizemos ao lado da Nike ajudaram a trazer um ar renovado para a Vila Olímpica”, contou Big.

A Vila Olímpica de Mato Alto completa as quatro instalações que foram revitalizadas como parte do compromisso da Nike com a Prefeitura do Rio. Em 2016, foram reinauguradas as vilas do Encantado, Mané Garrincha, no Caju, e Clara Nunes, em Acari. Como parte dessa parceria, todas as 22 Vilas Olímpicas da cidade recebem equipamentos e uniformes esportivos para os cerca de 600 professores de Educação Física que por sua vez, recebem treinamento periódico com objetivo de melhorar a experiência das comunidades, em especial das crianças, com o esporte e a atividade física.

“Estamos muito felizes e honrados em poder reforçar o compromisso de cinco anos da Nike com o Rio de Janeiro, com as crianças da cidade e o esporte. Nada melhor do que um evento como este para coroar esse trabalho e para reforçar que a Nike continua no Rio de Janeiro, garantindo que as crianças tenham acesso ao esporte e tenham a melhor experiência possível para levar esse hábito para o resto da vida”, afirmou Alice Gismonti, Diretora de Impacto Comunitário da Nike para a América Latina.

Para a subsecretária de Esportes e Lazer da cidade do Rio, o desenvolvimento e o fomento ao esporte através de parcerias é o segredo para um trabalho bem-sucedido. “Para a Prefeitura fica a sensação de estar no caminho certo. A gente absorve os ensinamentos olímpicos de ultrapassar desafios e querer o melhor para todos, independentemente de raça, idade e gênero. A Nike chegou junto neste sonho e o resultado foi o melhor possível: comprometimento com a qualidade e a quantidade de pessoas e crianças atendidas”, declarou.

Legado em Movimento

Para celebrar o projeto  das Vilas Olímpicas e  reforçar o impacto que o esporte tem na vida de crianças e jovens, a Nike lança o vídeo Legado em Movimento (https://www.youtube.com/watch?v=eshswhRgUFg&feature=youtu.be). Narrado por Seu Jorge, o filme conta com cenas das vilas do Encantado, Mané Garrincha, no Caju, e Clara Nunes, em Acari, já revitalizadas, demonstrando como a parceria entre a Nike e a Prefeitura do Rio, em colaboração com as comunidades, está inspirando crianças a se tornarem mais ativas, com mais oportunidades para brincar.  O cantor e ator, que também viu o esporte ter um impacto positivo na sua vida, reforça o poder transformador do esporte.
 
Sobre o Projeto das Vilas Olímpicas 

O Projeto das Vilas Olímpicas da Prefeitura do Rio de Janeiro surgiu nos anos 1980, com a abertura da Vila Olímpica da Mangueira e do Centro Esportivo Miécimo da Silva. As Vilas fazem parte da rotina de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, que têm a oportunidade de participar de mais de 100 modalidades esportivas e de lazer. Atualmente, essas instalações públicas atendem a quase 45 mil alunos. Todas as Vilas oferecem atividades para portadores de necessidades especiais.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL