O que acontece com o corpo do corredor em 24 horas de corrida? E com o tênis?



O ultramaratonista Carlos Dias encarou o desafio com o Mizuno Wave Creation 19 e foi monitorado por pesquisadores durante esse tempo. Confira os resultados da experiência

A corrida traz inúmeros benefícios: de perda de peso, passando por prevenção de doenças, redução do estresse até aumento da concentração e da autoestima. Mas é fato também que durante a atividade o corpo sofre desgastes. Quais são os maiores impactos no organismo? E no calçado?

Para responder a essas questões, o ultramaratonista Carlos Dias encarou 24 horas de corrida com o Mizuno Wave Creation 19 e foi monitorado por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Cruzeiro do Sul. A seguir, apresentamos os resultados da experiência.

O CENÁRIO

Pista de Atletismo do Centro Olímpico, em São Paulo, dias 23 e 24 de setembro, das 10h da manhã do sábado até às 10h da manhã do domingo. O ultramaratonista Carlos Dias correu durante 24 horas, passando por avaliações a cada três horas sob o comando da médica Ana Paula Rennó Sierra.

O ATLETA

Carlos Dias, 44 anos, concluiu 106 maratonas oficiais e 40 ultramaratonas. Foram mais de 120 mil quilômetros percorridos – o equivalente a três voltas na Terra. Ganhou o título de "Super-Humano" em programa do canal americano The History Channel e é reconhecido por ser o primeiro ultramaratonista brasileiro a participar de provas de grande porte do calendário mundial. Características corporais: atleta de grande porte, quase 40 kg de músculo.

OS TESTES CLÍNICOS

Durante as 24 horas de corrida, o atleta foi submetido aos seguintes exames.

Teste espirométrico: também conhecido como prova de função pulmonar ou exame do sopro, mede a quantidade de ar que a pessoa é capaz de inspirar ou expirar cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que é consegue colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que faz isso.

Teste com Gait Up: sensor que fornece medidas espaço-temporal, é usado para análise de movimentos.

Teste com placa de salto: mede especialmente a potência dos membros inferiores.

Teste de variabilidade: mede a variação da frequência cardíaca entre cada par de batimentos do coração em um determinado intervalo de tempo. É capaz de detectar arritmias cardíacas e é usado para avaliação e orientação de treinamento de atletas amadores e profissionais.

Bioimpedância: teste feito para medição da massa corpórea e identificação do volume de gordura em relação à musculatura, quantificando e qualificando músculos, gordura corporal total, gordura visceral, entre outros.

A CORRIDA

Foram 24 horas em movimento, em pista de 400m, resultando em 225 voltas, mais de 125 mil passos, 90 quilômetros.



O ATLETA APÓS 24H DE CORRIDA (*)

Teste espirométrico: perda de 17% da capacidade pulmonar.
Teste com Gait Up: queda de 21% da velocidade média.
Teste com placa de salto: perda de 19% da potência de membros inferiores.
Teste de variabilidade: perda de 88% da capacidade de mobilizar energia.
Bioimpedância: perda de 7% de água corporal.
(*) Valores considerados entre a primeira e a última horas.

Outras informações



CONTRIBUIÇÃO DO MIZUNO WAVE CREATION 19

O Mizuno Wave Creation 19 é um tênis com amortecimento de longa duração. O que isso significa e como contribuiu para a experiência do ultramaratonista Carlos Dias? O amortecimento de longa duração no calçado dá suporte ao atleta, especialmente durante as longas distâncias, nos momentos em que ele está mais cansado e apresenta perda de potência muscular. É aí que o tênis entra, ajudando a dar estabilidade à pisada e amortecer o impacto. No Mizuno Wave Creation 19 essas ações acontecem graças à tecnologia empregada em seu desenvolvimento – a InfinityWave.
No trabalho dos pesquisadores, foi aplicado o TESTE COM PLACA DE SALTO para avaliar o tênis. O resultado foi 0% de desgaste do amortecimento do Mizuno Wave Creation 19, considerando a primeira e a última hora de corrida.

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

* As microlesões dos músculos levam a inflamação de todo o corpo, incluindo o pulmão - ou seja, os músculos da respiração também sofrem desgaste na corrida. Resultado: há uma diminuição da capacidade pulmonar, menos oxigênio, menos energia, menor desempenho.
* A perda de água atinge a performance, levando a redução de velocidade, número de passos, potência/força das pernas.
* O corpo do ultramaratonista Carlos Dias sofreu queda das capacidades, enquanto o tênis manteve-se íntegro.

MIZUNO WAVE CREATION 19

O Mizuno Wave Creation 19 passou por diversos testes antes de ser lançado, garantindo a alta durabilidade da tecnologia de amortecimento (20% maior que a média da concorrência). Com sua icônica tecnologia redesenhada, seguindo o padrão Mizuno de evolução contínua, o tênis está mais confortável, estável, responsivo e durável. A nova versão oferece máxima proteção, especialmente para longas distâncias, através de suas principais tecnologias: InfinityWave (amortecimento e estabilidade de longa duração), PremiumInsock (palmilha para conforto extra) e SmoothRide (solado repartido para maior flexibilidade e conforto). Assim, reduz o impacto das passadas e proporciona maior leveza e desempenho. Graças a seu novo design, também leva o pé a ter mais pontos de contato com o chão, o que aumenta a estabilidade e oferece mais liberdade para os movimentos naturais. É indicado para atletas com pisada neutra e pode ser usado tanto para provas quanto para treinos diários.

Ficha técnica
Pisada: Neutra
Tipo de amortecimento: máximo
Drop:12mm
Medidas da entressola: 20-32mm
Peso: 360g (masculino, tamanho 40) e 300g (feminino, tamanho 36)
Composição cabedal: tecido e laminado; entressola: borracha, EVA e TPU
Tamanhos disponíveis: 38 ao 46 (masculino) e 34 ao 40 (feminino)
Preço sugerido: R$ 799,99

Sobre a Mizuno

Multinacional centenária com origem no Japão, a Mizuno oferece aos esportistas o que há de mais avançado em tecnologia, disponibilizando uma linha completa de produtos em diversas modalidades. A marca é líder nacional na categoria running performance, desenvolveu tecnologias exclusivas como a placa Wave, que proporciona maior absorção de impacto e U4ic, EVA desenvolvido com uma composição de polímeros, tornando-o 36% mais leve do que um EVA comum.

Sobre a Alpargatas

Líder brasileira no setor de calçados na América Latina, a Alpargatas é detentora das marcas Havaianas, Dupé, Osklen, Topper na Argentina, Sete Léguas e Meggashop e detém a licença de Mizuno no Brasil. A companhia oferece produtos inovadores com tecnologia e design diferenciados e possui competência na construção e gestão de marcas globais, que proporcionam relação de admiração e confiança com os consumidores. Com lucro líquido de R$ 358,4 milhões em 2016 (crescimento de 36% em relação ao ano anterior), a Alpargatas possui fábricas no Brasil e na Argentina, 698 lojas exclusivas em todo o mundo e seus produtos estão presentes em mais de 100 países.

Canais Mizuno

Facebook: facebook.com/mizunobrasil
Youtube: youtube.com/mizunobrasil
Instagram: instagram.com/mizunobr
Site: www.mizuno.com.br

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL