#TimeMaratonadoRio: Dicas para manter o caminho leve até a linha de chegada


Foto: Alexandre Loureiro



- O ortopedista Sérgio Maurício compartilha as melhores dicas para que sua jornada até a linha de chegada seja o mais agradável possível, e sem lesões

- Evento acontece nos dias 2 e 3 de junho e vai reunir 37 mil corredores na Cidade Maravilhosa

Por Sérgio Maurício:

"Faltando pouco mais de 4 meses para a Maratona do Rio, 21km e o tão esperado Desafio da Cidade Maravilhosa, o frio na barriga dos nossos corredores só aumenta. E junto com a crescente ansiedade, as planilhas de treinamento também ficarão mais pesadas, assim como a exigência dos joelhos, pernas e pés, predispondo à lesões.

E o que podemos fazer para que nosso caminho seja mais leve até a linha de chegada? É claro que todos que corremos estamos sujeitos a pequenas dores e lesões, porém vão aí algumas dicas para ajudar nessa fase:

·  Aproveite o início de ano para encaixar os treinos de musculação em sua rotina. Eles irão te dar maior resistência e melhorar a qualidade dos seus músculos e tendões;

·  Reveja seus tênis. Até a maratona você deve rodar mais de 1000km! Tenha mais de um par, para alterná-los nos diferentes dias de treino;

·  Procure um educador físico ou assessoria esportiva! Treinar por conta própria para uma prova como essa aumenta em muito as chances de uma lesão. O treinador irá organizar melhor quando é a hora certa de aumentar a potência e volume das corridas.

·  Não se preocupe em “dar todo o sangue” agora. Preserve seu corpo para o mês que antecede a prova, quando seu corpo já vai estar dando sinais de cansaço;

·  Não tente ganhar performance em treinos regenerativos. O nome do treino já diz tudo, certo?

·  Ouça os pequenos sinais que seu corpo te der, como dores ou fadiga extrema. A grande maioria das lesões desse esporte provém de microtraumas repetitivos, de forma que fica muito mais fácil tratá-las no início do quadro. abra o olho, deixar uma lesão simples agravar pode te deixar de fora da prova!

·  JAMAIS corra com dor! Caso sua dor melhore com dois ou três dias de repouso as chances de ser algo sério são pequenas. Porém, aquelas que te fazem mancar, pioram com os treinos ou estão persistindo merecem investigação urgente! Não dê bobeira!

·  Alterne os estímulos! Exercícios como bicicleta, transport e natação são excelentes modalidades esportivas para manter condicionamento aeróbico e preservar suas articulações, músculos e tendões;

·  Durante o treinamento é comum formamos contraturas musculares e áreas de tensão, que podem ser bastante aliviadas por sessões de fisioterapia preventiva e massoterapia. Faça visitas periódicas à cada 2 ou 3 semanas, vale à pena!

·  Curta o caminho! Treinar para uma maratona é tão gostoso quanto cruzar a linha de chegada. Jamais torne seu treinamento um peso ou compromisso estressante. Faça tudo com muita cautela, informações sólidas e sorriso no rosto, para que sua lembrança da Maratona do Rio seja a melhor da sua vida!

Nos vemos na linha de chegada!

Bons treinos e boas corridas!"

Dr. Sérgio Maurício, Time Maratona do Rio

Ortopedista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cirurgião de joelho formado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). É amante do esporte desde criança. A forte paixão por corridas nasceu em 2010, quando cursava residência em ortopedia e tinha muito pouco tempo para se dedicar aos exercícios físicos. Já no ano seguinte, tomou duas importantes decisões: começar a pós-graduação em medicina do esporte e correr uma maratona. De lá para cá não parou mais.

 A Maratona do Rio

Em 2017, a Maratona do Rio chegou à 15º edição. Realizada no dia 18 de junho, a corrida de rua reuniu 33 mil inscritos nas provas de 42km, 21km (Meia Maratona) e 6km (Family Run). Na categoria elite da Maratona, os quenianos mais uma vez subiram no topo do pódio, com vitória de Ednah Mukhwana no feminino (02h38min34s) e Godfrey Kipkosgey Kosgey no masculino (02h17min41s).

Para esse ano, algumas mudanças estão previstas. A novidade é que a Maratona (42km) passa a ser uma prova com percurso exclusivo e largada antecipada para às 7h da manhã. O objetivo é crescer e qualificar ainda mais a prova, em busca de transformá-la em uma das World Marathon Majors, as principais maratonas do mundo. As disputas acontecerão nos dias 2 e 3 de junho, no fim do feriado de Corpus Christi, o que amplia a oportunidade de participação para atletas do Brasil e do exterior.

O evento é realizado e organizado pela Spiridon Eventos e pela Dream Factory, conta com patrocínio da CAIXA, Olympikus, Gatorade e Piraquê, além de apoio da Estácio, Accenture e Minalba.

PROGRAMAÇÃO

Sábado – 2 de junho de 2018 - Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro (21km)

Domingo – 3 de junho de 2018 - 6km, 10km e Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro (42km)

Mais informações:

Instagram: @maratonadoriooficial
Facebook: https://www.facebook.com/maratonadoriodejaneiro 
Site: www.maratonadorio.com.br

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL