Pesquisa da ASICS vai mapear o impacto do esporte na mente

 


Iniciativa global começa nesta quarta-feira, dia 2, junto com o Global Running Day 2021

Dados serão colhidos através de uma ferramenta própria com tecnologia inovadora

Pesquisa será supervisionada pelo Dr. Brendon Stubbs, pesquisador de exercícios e saúde mental baseado no King’s College, em Londres

Imprensa Asics

A ASICS convida o mundo, hoje, a experimentar o poder edificante do esporte e fazer parte do primeiro estudo ao vivo do mundo sobre o impacto do movimento na mente. A ASICS está inspirando as pessoas a se moverem e, pela primeira vez, verem os benefícios do esporte em suas próprias mentes, cidades e nações. Começando com o Global Running Day 2021, a ASICS tem o objetivo de elevar um milhão de mentes ao redor do mundo.

A ASICS está permitindo que atletas em todo o mundo vejam, pela primeira vez, o impacto do movimento em suas próprias mentes. Usando uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e coleta de dados de autorrelato, as pessoas serão capazes de capturar o impacto do esporte em 10 métricas emocionais e cognitivas - incluindo confiança, positividade, calma e foco - para ver como diferentes esportes impactam como pensam e sentem. A plataforma, chamada Mind Uplifter™, já está disponível em https://minduplifter.asics.com/

Esses dados serão alimentados em um estudo global ao vivo, capturando melhorias mentais individuais de todo o mundo e transformando-as visualmente em um Mapa de Elevação Mundial dinâmico e interativo. O mapa quantificará o impacto positivo que o esporte está tendo no humor coletivo de cidades, nações e do mundo como um todo. Por meio do estudo ao vivo, a ASICS aprofundará sua compreensão da relação entre movimento e mente em escala global, sustentando sua crença de que o esporte tem o poder de elevar as mentes.



"À medida em que todos nós chegamos a um acordo de um mundo diferente com a pandemia, o poder edificante do esporte é uma constante que perdura. É por isso que nossa única ambição é alcançar o maior número de pessoas possível para experimentar os benefícios físicos e mentais do movimento. Ao participar de vários de nossos diferentes eventos e atividades ao longo do ano, você contribuirá para pesquisas vitais que irão nos ajudar a entender melhor o efeito edificante do esporte. Dessa forma, podemos continuar encontrando novas maneiras de destacar e revelar os benefícios para todos em 2022 e além", afirma Yasuhito Hirota, presidente e COO da ASICS.

Com o apoio da ciência

Nos últimos seis meses, a ASICS conduziu pesquisas científicas com especialistas mundiais para explorar o impacto do esporte na mente de um grupo seleto de atletas antes do lançamento do projeto. Esse estudo preliminar foi desenvolvido pela EMOTIV, empresa de bioinformática líder no mercado e com sede em San Francisco. Com o apoio também do Dr. Brendon Stubbs, um importante pesquisador de exercícios e saúde mental baseado no King’s College, em Londres.

O estudo usou uma combinação de coleta de dados de eletroencefalogramas (EEG) e autorrelatos para provar o impacto positivo que a corrida tem na mente através de uma série de métricas cognitivas e emocionais - incluindo contentamento (aumento médio de 14,4% imediatamente após o exercício), energia (9,7%) e relaxamento (13,3%) - entre 42 atletas de elite e amadores antes e depois de uma corrida de 20 minutos. Esse estudo preliminar também mostrou um aumento de 13,4% nos níveis de alerta; 15,9% no grau de calma e de 2,9% nos níveis de foco.

Agora a ASICS está aplicando de forma robusta as descobertas de uma forma que permitirá a implementação do estudo em uma escala global, permitindo que atletas em todos os lugares vejam e experimentem o impacto do movimento na mente em primeira mão para qualquer um dos 25 esportes diferentes de sua escolha.

"Nossas descobertas preliminares descrevem o profundo impacto que algo tão simples como uma corrida de 20 minutos pode ter em nossas mentes. Com os exercícios desempenhando um papel tão valioso na manutenção de nossa saúde mental e bem-estar, é mais importante do que nunca que as pessoas possam ver e compreender a ligação positiva entre os dois. A maneira única como aplicamos nossas descobertas iniciais usando medidas robustas de EEG, validando o Mind Uplifter™, permitirá a tradução desta pesquisa para que pessoas em todos os lugares possam experimentar e medir com segurança o poder edificante do esporte como nunca antes. Nossa ambição é inspirar o maior número de pessoas possível a movimentar suas mentes e colher todos esses importantes benefícios cognitivos e emocionais para si mesmas", comenta Dr. Stubbs.

Elevando um milhão de mentes

Para se tornar um desses um milhão de pessoas o projeto começa no Global Running Day 2021, com a ASICS convidando os corredores a usar o Mind Uplifter™ para capturar seu bem-estar pré e pós-corrida antes de compartilhar seus resultados nas redes sociais usando #UpliftingMinds. No Brasil, os corredores podem também participar do desafio virtual gratuito Cada Passo Conta, disponível na plataforma Running Heroes, onde poderão contribuir com a meta de 15.000km em 15 dias e ajudar com uma doação para o Projeto Primeiros Passos do Instituto Akatu. Clique aqui para se inscrever.

Apoie o Movimento

Para se envolver e participar do primeiro estudo ao vivo do mundo sobre o impacto do movimento na mente:

1. ACESSE https://minduplifter.asics.com/ e cadastre-se.

2. ESCANEIE seu rosto para registrar seu estado emocional.

3. RESPONDA as perguntas desenvolvidas cientificamente para medir suas funções cerebrais.

4. CONCLUA pelo menos 20 minutos de exercício para elevar sua mente.

5. REPITA os passos dois e três.

6. OBTENHA seus resultados do Mind Uplifter™e COMPARTILHE em suas redes sociais com a #UplifitingMinds.

7. VEJA como seus resultados estão contribuindo para o World Uplift Map (a partir de 1º de julho).

Para saber mais sobre a missão da ASICS de mover um milhão de mentes, visite: https://asics.com/uplift

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

Tatuagens de corrida: como atletas estampam seu amor pelo esporte na pele