Revezamento São Francisco do Sul reúne belezas, história e desafio ao longo do percurso de 90 km

 Fotos: Foco Radical/EcoFloripa


Imprensa Revezamento São Francisco do Sul


Belezas naturais, um pouco da história da cidade mais antiga de Santa Catarina e muito desafio ao longo de 90 km. Equipes de três ou seis integrantes vão experimentar tudo isso no dia 3 de setembro, quando será realizado o Revezamento São Francisco. Após hiato por conta da pandemia, a cidade do litoral norte de Santa Catarina volta a receber uma das corridas mais tradicionais do Sul do Brasil. 


As inscrições para o Revezamento de São Chico, como é carinhosamente chamada pelos atletas, estão na reta final e podem ser feitas a partir do site do Eco Floripa Eventos Esportivos, realizadora do evento. O período de inscrições termina no dia 15 de agosto.


Tudo começa no emblemático Centro Histórico de São Francisco do Sul, com os primeiros metros no contorno do Museu do Mar. A partir de então os integrantes de cada equipe se revezam ao longo dos 15 trechos, que variam entre 3 e 9 quilômetros, que dividem os 90 quilômetros de todo o percurso. Além da corrida e superação, a estratégia do grupo na divisão dos trechos e escolha dos atletas é determinante para um bom desempenho coletivo. 


Inclusive para encarar os trechos mais difíceis do trajeto. Depois da Praia do Forte, onde está localizado o turístico Forte Marechal Luz, as equipes têm pela frente a subida do morro da Praia da Enseada, com mais de 200 degraus e 60 metros de desnível, e três trechos duros em areia pela Praia Grande. “A partir do trecho 7, com a subida, até o trecho 10, na Praia Grande, é onde as equipes mostram se têm bala na agulha. São trechos muito difíceis e determinam se o grupo vai chegar bem ou definir o pódio”, avalia Luiz Carlos da Silva Freire, que participa do revezamento desde a primeira edição, seja como atleta ou coordenador de equipe. 


No último terço do percurso, os atletas ainda passam pela Praia do Ervino antes de tomarem o sentido de retorno ao Centro Histórico de São Francisco, onde estará montado o portal de chegada. Poucos metros antes, todos os atletas da equipe costumam se reencontrar para, juntos, cruzarem a linha de chegada e receberem as medalhas de participação. 


Equipes em busca de vagas para o Volta à Ilha 2023

A corrida de revezamento é feita por equipes com três integrantes, para as categorias de trios, ou seis integrantes, com possibilidade de corredor reserva, nas demais categorias. As categorias são classificadas por idade e sexo, e inclui uma exclusivamente aos francisquenses. A Volta de São Chico distribui vagas para o Revezamento Volta à Ilha, com a próxima edição no dia 1° de abril de 2023. As equipes que terminarem entre as três primeiras em suas categorias têm direito à preferência de inscrição sem necessidade de entrar em sorteio para a concorrida prova em Florianópolis. São 30 vagas no total. 


O Revezamento de São Francisco do Sul foi realizado pela primeira vez em 18 de setembro de 2004, quando o município completou 500 anos. Desde então, aconteceu anualmente até 2019, com interrupção em função da pandemia. A 17° edição, em 3 de setembro, marca o retorno da corrida por equipes ao calendário de grandes eventos esportivos do Sul do Brasil. 


O 17º Revezamento São Francisco do Sul é uma realização da Eco Floripa Eventos Esportivos com o apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul. 

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL