Ultramaratona La Misión Brasil terá duração de até 26h por trilhas da Mantiqueira

As largadas acontecem na Praça Julio Regnier
(Ney Evangelista/ La Misión Brasil)

Imprensa La Misión

 A cidade mineira de Passa Quatro (a 440 km de Belo Horizonte) recebe nos próximos dias 19 e 20 a sétima edição da La Misión Brasil, uma ultramaratona em trilhas com distâncias de 80 km (Half Mision), 50 km (Short Mision), 35 km e 15 km, além de uma prova para crianças de até 13 anos. Os corredores das provas maiores devem levar até 26 horas para concluir o percurso, que passa pela Serra Fina, uma das mais importantes cadeias montanhosas do país e pela Pedra da Mina, ponto culminante da Serra da Mantiqueira com 2.798m de altitude.

A última edição da La Misión Brasil aconteceu em 2019, então a competição deste ano promete ser um grande reencontro dos amantes do trail running. “Estamos com todas as vagas preenchidas, num total de 1.600 atletas divididos nas quatro distâncias”, afirma Paulo Lamin, responsável pela organização do evento. “A nossa expectativa é reunir mais de três mil pessoas no total, se contarmos familiares, acompanhantes e equipe de trabalho”, completa.

A La Misión Brasil é uma prova de autossuficiência, ou seja, os corredores devem levar durante toda a corrida o equipamento obrigatório listado no regulamento, além da sua própria hidratação, vestuário e alimentos. Os corredores que passarão pelas cristas da Serra da Fina vão encontrar percursos sinalizados, balizados pela organização e não precisarão montar acampamento ao longo do caminho.

Além da parte esportiva, a La Misión Brasil tem uma preocupação ambiental focada na preservação dos locais por onde a prova passa. “Boa parte das trilhas utilizadas passa por propriedades particulares é aberta ao público com controle de acesso, então como contrapartida realizamos a conservação e manejo em parceria com os órgãos ambientais”, lembra Paulo. Este ano haverá o plantio na Floresta Nacional de Passa Quatro de uma árvore para cada inscrito em parceria com o ICMBio.

Já na parte social, a organização solicita aos atletas a doação de pelo menos um litro de leite, a ser doado para a Santa Casa de Caridade de Passa Quatro. “A entidade presta serviços de assistência há mais de 100 anos e na última edição arrecadamos mais de mil litros de leite”, ressalta Lamin.

Uma das novidades deste ano é a parceria com a marca esportiva Salomon, que vai apoiar os primeiros colocados de todas as distâncias. “Em 2023, os campeões e campeãs serão atletas Salomon e terão direito a um ano de material esportivo e vários benefícios”, comenta Paulo.

A programação oficial começa na sexta-feira (19/08) com a entrega de kits para todos os atletas a partir das 9h na Praça Julio Regnier e às 20h será dada a largada para os 80 km também na Praça Julio Regnier. No sábado (20/08), a entrega de kits continua a partir das 6h, mesmo horário da largada dos 50 km, às 8h sairão os atletas dos 35 km, às 9h largam os 15 km e às 16h a prova kids.

A cerimônia de premiação para as categorias geral e faixas etárias será a partir das 22h15 de sábado.

Alguns números:

- 100% de ocupação da rede hoteleira de Passa Quatro;

- 400% de aumento nas vendas do comércio local;

- 250% de aumento nas vendas de produtores locais (artesanato, gastronomia e outros);

- Cerca de 300 contratações temporárias no comércio, rede hoteleira etc.

- 200 contratações de equipe local para trabalhar no evento;

- Aquisição de bens e insumos utilizados durante o evento no comércio local.

A La Misión Brasil tem sua origem na lendária prova La Misión, que acontece na Patagônia Argentina e tem como distância principal um percurso de 160 km. A realização é da Tambo Great Explorers, com apoio de Salomon e da prefeitura de Passa Quatro.

Comentários

  1. Parabéns aos 1.600 Atletas, e toda a organização do evento sem excessão de ninguém. Deus sempre boníssimo para conosco.🙏🏽❤️💪🏾💯👏🏽👏🏼🎊👊🏽

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL