Conheça o NIKE ALPHAFLY 3

 



Imprensa Nike / Fotos: Divulgação/Nike

O novo Nike Alphafly 3 marca o próximo capítulo da incansável busca da Nike por inovações para todas as pessoas que correm. Ele oferece velocidade de maratona e leva os atletas mais longe do que se acreditava ser possível. Este é o Alphafly mais leve e amplamente testado de toda a história dessa família. Ele foi validado por maratonistas de elite e projetado para ajudar atletas a buscar sua melhor marca pessoal numa maratona, não importa o ritmo de corrida. O sistema de velocidade da Nike é nossa vantagem competitiva: ele combina unidades Air Zoom, espuma e placas de fibra de carbono. Juntos, todos esses elementos impulsionam o Alphafly.

Globalmente, o modelo na cor “Prototype” do novo Nike Alphafly 3 estará disponível a partir de 4 de janeiro de 2024 em nike.com, no aplicativo Nike e em lojas selecionadas de produtos para corrida. No Brasil, o Nike Alphafly 3 estará disponível no primeiro semestre de 2024.




História

Em setembro de 2019, a maratona mudou para sempre. Eliud Kipchoge, atleta Nike, baixou a marca até então insuperada de duas horas numa maratona. O feito inspirou o mundo e comprovou que o ser humano não tem limites. Nos pés de Eliud estava um calçado revolucionário e inovador: um protótipo do Nike Alphafly NEXT%, que ajudou o atleta a correr para as páginas dos livros de história – e a mudar para sempre o mundo do esporte.

O tênis chamou atenção no mundo todo. O formato inédito, a altura da sola e as unidades Air, que ficavam visíveis, pareciam uma mola propulsora, impulsionando os atletas a cada passada. O visual era a antítese de todos os tênis de corrida que haviam existido antes. Muitas pessoas questionaram o papel da tecnologia no desempenho de atletas. Houve até quem considerasse injusto, e surgiram regras à medida que outras marcas tentaram alcançar o sucesso obtido por Eliud e pela Nike. Uma nova categoria de tênis foi criada e adotada no mundo do esporte. Ao longo do percurso, mais recordes foram batidos em diferentes níveis da maratona: com atletas de elite em busca do novo patamar de grandeza, ou com corredores do dia a dia em busca da melhor marca pessoal.



Inovação

O que fazer com o tênis que mudou o esporte, ampliou as fronteiras do potencial humano e bateu o recorde mundial da maratona (uma, duas e mais vezes)? O que fazer? Revisitá-lo, refinar cada parte, grama por grama, ajustar ainda mais a sintonia fina para que todos os atletas tenham a vantagem competitiva que esperam do Alphafly. E mais: realizar o processo de testes mais exaustivo feito com qualquer tênis de corrida da Nike.

A equipe de calçados da marca conta com especialistas em engenharia, biomecânica, percepção, ciência de exercícios, materiais, design e desenvolvimento. Esse grupo ajudou a criar o Alphafly em 2019, e agora se dispôs a refinar a engenharia do Alphafly para atender às necessidades de atletas de elite e do dia a dia – mantendo, ao mesmo tempo, as características que corredores adoram no tênis. O objetivo: aprimorar a estabilidade, o conforto e a propulsão nas passadas, para que qualquer corredor possa completar 42,195 quilômetros a bordo de um design super leve.

O processo de atualização desse marco da inovação começou, como sempre, escutando os atletas. A equipe da Nike sabia que o tênis precisava atender às demandas tanto de maratonistas de elite (que, com suas passadas no limiar da perfeição e com seu ritmo que bate recordes, colocaram o modelo no mapa) quanto de corredores do dia a dia em busca de superar metas pessoais. Desde 2021, a Nike trabalhou ao todo com mais de 300 atletas de elite e corredores amadores aliados da marca. Esses esportistas correm nos Estados Unidos, Quênia, na Etiópia, em Uganda, na Europa Ocidental e no Japão, e todos alimentaram o processo de testes com opiniões e sugestões que foram usadas na nova versão do Alphafly. Ao longo dos testes, os protótipos do novo calçado percorreram no total mais de 32 mil quilômetros, seja no Laboratório de Pesquisa Esportiva da Nike ou nas ruas e pistas onde os atletas treinam e competem. É a maior quilometragem de testes rodada por qualquer modelo da marca.



Os atletas de elite da Nike queriam que o novo Alphafly ajudasse a ir mais rápido, com menos peso, durante todo o percurso da maratona. O objetivo final, é claro, é eliminar preciosos segundos e minutos que fazem a diferença na hora da prova. Já as necessidades dos maratonistas do cotidiano são diferentes. Essas pessoas apontaram duas dificuldades principais: 1) a transição entre calcanhar e ponta dos dedos com o Alphafly, sobretudo em momentos de ritmo mais lento e quando o calcanhar toca o solo, e 2) o conforto como um todo no design esguio e minimalista do tênis, especialmente no arco dos pés e na região dos dedos. Além disso, eles queriam que o tênis trabalhasse a seu favor em dezenas de corridas, e em várias temporadas.



O tênis preferido das mulheres para o dia da prova de maratona

Em todos os níveis da maratona feminina, as atletas seguem ampliando seus limites – tanto em termos de participação em provas quanto de corridas de elite. A equipe da Nike trabalhou com as corredoras ao longo do processo de desenvolvimento do novo Alphafly 3. Nessa parceria, ficou claro que as atletas são mais sensíveis em relação ao conforto durante a corrida quando comparadas aos homens, sobretudo nos quilômetros finais da prova. Contamos com o mais amplo grupo de mulheres para os testes do modelo. Suas ideias e sugestões ajudaram a aprimorar o conforto do Alphafly para todos os corredores: o novo tênis chega com mais sustentação no arco dos pés e mais proteção para os dedos, além de usar fios mais suaves na construção da parte superior, o que reduz a rigidez e o atrito.



Os mesmos ingredientes, numa receita melhor

A equipe sabia que mesmo mudanças sutis na estrutura de um tênis de corrida tão avançado poderiam ajudar atletas a melhorar marcas pessoais. O motor do Alphafly permanece o mesmo nesta terceira edição: O trio dinâmico com as unidades Air Zoom, a placa de fibra de carbono Flyplate e a espuma ZoomX. A receita do sistema como um todo, porém, passou por um ajuste fino para otimizar e aprimorar os benefícios oferecidos:




Entressola ZoomX alta, que cria uma sensação de amortecimento superleve, desenhada para manter o atleta disposto do 1º ao 42º quilômetro.

Novidades: Fundo único e contínuo que liga o calcanhar à parte dianteira do pé, projetado para oferecer diversos padrões de passada e uma transição mais natural e suave entre calcanhar e ponta do pé, não importa o ritmo. Geometria totalmente nova na entressola, na região intermediária do pé e no calcanhar, onde a espuma foi retirada para reduzir o peso e garantir passadas confiantes e estáveis. O novo design minimalista retirou também espuma da entressola e do calcanhar, para que o material esteja presente apenas onde necessário, concentrando a carga nas unidades Air Zoom localizadas na parte dianteira.

Unidades Air Zoom duplas na parte dianteira do pé, que absorvem o impacto de correr na rua e devolvem a energia para o atleta, impulsionando a passada seguinte.

Novidades: A nova entressola foi estruturada para otimizar a relação entre os pés e as unidades Air. Em última análise, isso significa que o Air Zoom trabalha mais pelo atleta.

Placa de fibra de carbono Flyplate por toda a extensão do tênis, que cria uma sensação de estabilidade e propulsão na parte inferior e ajuda a se mover com tranquilidade.

Novidades: A nova placa Flyplate está mais larga na porção mediana dos pés, aumentando a estabilidade.





Testado e validado

O novo modelo do Nike Alphafly (“Dev 163”) fez sua estreia nos pés dos melhores maratonistas do mundo, durante a janela oficial de desenvolvimento do Atletismo Mundial (entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023). Esse período de doze meses de testes permitiu à equipe da Nike colocar o tênis à prova, ouvir as opiniões e sugestões de atletas que experimentaram o modelo em ambientes de competição e refinar o design em cada detalhe. Assim como as versões anteriores do modelo, ao longo desse percurso os protótipos do que viria a ser o novo Alphafly 3 ajudaram muitos atletas de elite a correr rumo ao pódio, ganhar medalhas, vencer, bater recordes e marcas pessoais – bem como um novo recorde mundial na maratona.


“Eu corro para romper barreiras, ter novas experiências e ultrapassar meus limites. O Nike Alphafly me ajuda a fazer isso”. – Sifan Hassan, campeã das maratonas de Londres e Chicago em 2023

“Quando experimentei o novo Nike Alphafly 3 pela primeira vez, pensei: ‘é isso’”. – Kelvin Kiptum, detentor do recorde mundial da maratona


DETALHES DO PRODUTO


Transição aprimorada

Fundo único e contínuo que liga o calcanhar à parte dianteira do pé, projetado para oferecer diversos padrões de passada e uma transição mais natural e suave entre calcanhar e ponta do pé, não importa o ritmo. Somada a essa característica, a geometria da entressola e da sola externa ajuda a neutralizar o impacto dos pés no chão, aprimorando as passadas.

A mesma entressola ZoomX alta que os atletas já amavam no Alphafly, agora com a versão mais resistente da nossa espuma, que garante amortecimento leve em todos os quilômetros da corrida.

Nova sola externa Fast Shot de baixíssimo peso, que garante um nível ótimo de tração e contato com o solo, com design super leve. Na parte dianteira do pé, o padrão de tração é irradiado a partir dos círculos de cor que indicam a localização das unidades Air.


Retorno de energia e propulsão

Unidades Air Zoom duplas na parte dianteira do pé, que absorvem o impacto de correr na rua e devolvem essa energia para o atleta, impulsionando a passada seguinte.

Placa de fibra de carbono Flyplate mais ampla, por toda a extensão do pé, que garante a propulsão e a estabilidade das passadas.


Conforto e firmeza

Graças a um molde totalmente novo, o conforto foi aprimorado na região do arco dos pés, reduzindo o atrito. O forro da meia, com um novo molde, assegura sustentação no perfil mais baixo na região do arco.

A nova parte superior Atomkit 3.0 aumenta a firmeza e a ventilação dos pés, além de oferecer sustentação na parte intermediária, graças a um design super leve e ventilado.

Unidades propulsoras Flyknit protegem o calcanhar e a parte inferior da região de Aquiles.

Sistema de cadarços redesenhado, com um caimento mais suave na parte superior do pé; ele integra os ilhoses na parte superior de Flyknit.

 



Durabilidade

O primeiro Nike Alphafly não rompeu apenas as barreiras do esporte: ele criou uma nova categoria de tênis de corrida em rua. Para esse novo modelo, a equipe da Nike trouxe todas as mais modernas inovações e capacidades da marca. Além disso, quer garantir que os atletas possam aproveitar esse investimento em muitas maratonas e em várias temporadas. Por isso, o Alphafly passa por testes de no mínimo 320 quilômetros, em diferentes estações do ano, condições e tipos de solo, garantindo que o calçado aguente as exigências dos corredores.



O Alphafly mais leve de todos os tempos

O novo Nike Alphafly 3 é o mais leve de todos os tempos. Ele oferece os benefícios de amortecimento e energia da família e, ao mesmo tempo, reduz o peso que os atletas carregam nos pés ao longo de uma prova de 42 quilômetros. Neste novo design, foi possível reduzir o peso graças à escolha dos materiais (usando, sobretudo, fios Flyknit mais leves na parte superior do tênis e a nova sola externa Fast Shot) e aos ajustes na estrutura como um todo.


INFORMAÇÕES EXTRAS DO PRODUTO

NIKE ALPHAFLY 3

Drop (Diferença na altura da sola entre o calcanhar e os dedos): 8mm

Masculino Peso: 220g (tamanho 42)
Altura da sola: 40mm (tamanho 42)















FemininoPeso: 176g (tamanho 37,5)





Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP