Florianópolis, 20 de agosto de 2025 - Como já é tradição, o Desafio Rota da Baleia 2025 vai contar com participações muito especiais. Confirmadas para 13 de setembro, as corridas nas distâncias de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km terão um atrativo à parte: as baleias-francas nas águas do litoral de Santa Catarina. Com a abertura da temporada das baleias, elas estarão nas águas das 23 belas praias de Laguna, Imbituba e Garopaba, pelas quais passam os percursos.
Este ano, o Desafio Rota da Baleia terá a maior edição de sua história. O número de atletas confirmados até o momento ultrapassa o do ano passado. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento, o www.desafiorotadabaleia.com.br. O percurso de 80 km, que também pode ser feito em duplas, quartetos e octetos, começa na histórica cidade de Laguna, passa por todas as praias de Imbituba e tem a linha de chegada em Garopaba. As provas de 42 km, 21 km e 8 km são individuais.
Anualmente, entre os meses de julho a novembro, as baleias-francas surgem nas águas do litoral sul catarinense. Com o pico em setembro, durante a realização do Desafio Rota da Baleia, elas cruzam mares até encontrar águas mais quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes. As melhores praias para vê-las no mar estão entre Laguna, Imbituba e Garopaba, as mesmas do percurso do evento esportivo.
“A avistagem das baleias durante as corridas, especialmente nas de maiores distâncias, já é uma tradição do nosso evento. É um atrativo natural do Desafio Rota da Baleia. Nesta edição não será diferente, por conta da realização na metade do mês de setembro, quando ocorre o período de maior presença delas nas praias dos percursos das corridas de 80 km, 42 km e 21 km”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.
Com mais de 800 atletas confirmados até o momento, o Desafio Rota da Baleia homenageia as principais visitantes do litoral do Sul de Santa Catarina do início do segundo semestre. Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, a corrida de 80 km passa por 23 praias e por pelo menos 10 costões, com trilhas de mata atlântica próximas ao mar. Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.
Entre as novidades da edição deste ano está a corrida de 42 km. Realizada com 40 km nos anos anteriores, ganhou dois quilômetros para que tenha a distância de maratona. A largada continua na Praia da Vila, em Imbituba. Outra nova atração é a corrida de menor distância. Os 8 km serão inteiros pelas areias da Praia do Centro,
Comentários
Postar um comentário