Florianópolis, 26 de agosto de 2025 - Estão na reta final as inscrições para uma das corridas em trilhas mais bonitas do Brasil. O Desafio Rota da Baleia 2025 será realizado no dia 13 de setembro, com as distâncias de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km. Como já é tradição, o evento esportivo tem o atrativo da avistagem das baleias-francas nas águas do mar de Laguna, Imbituba e Garopaba. Mil atletas já estão confirmados no desafio de corrida pelo litoral sul de Santa Catarina.
Com o dobro de atletas confirmados em relação ao total de participantes da edição do ano passado, o Desafio Rota da Baleia 2025 tem as últimas inscrições disponíveis até o dia 1º de setembro. Elas podem ser feitas pelo site oficial do evento, o www.desafiorotadabaleia.com.br. O percurso de 80 km, também pode ser feito em duplas, quartetos e octetos. Já as provas de 42 km, 21 km e 8 km são individuais.
Na edição deste ano, estão confirmados atletas de todas as regiões brasileiras. O evento esportivo duplicou a quantidade de participantes. Dos 500 corredores da edição do ano passado, chega à reta final do período de inscrições com mais mil participantes confirmados. Além disso, o Desafio Rota da Baleia 2025 vai receber um grupo de atletas do Uruguai. A maioria dos inscritos até o momento são de fora da região sul, que encaram uma das quatro distâncias não apenas por conta das belezas naturais das 23 praias e 10 costões pelos quais passa o percurso de 80 km. A avistagem de baleias-francas durante a prova é um dos atrativos do evento esportivo.
“O número de participantes nesta edição mostra a força que o evento conquistou no calendário de corridas em trilha do Brasil. Muito desse interesse vem do que o nosso litoral sul de Santa Catarina oferece: um cenário com lindas praias, algumas praticamente intocadas, costões e mata atlântica preservada, o que por si só já seria um convite para correr. Mas o grande diferencial é a presença das baleias-francas, que todos os anos brindam os atletas durante a prova. O contato com a natureza é algo que torna a experiência única e faz com que mais corredores vivam essa jornada”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.
A prova principal, com 80 km, solo ou por equipes de dois, quatro ou oito atletas, começa nos Molhes da Barra, em Laguna, passa por todas as praias de Imbituba e termina em Garopaba. O Camping Lagoamar, na Praia do Centro de Garopaba, recebe a arena do evento, com a linha de chegada de todas as distâncias. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.
Já a corrida de 42 km inicia na Praia da Vila, em Imbituba, e segue o percurso da prova principal. Assim como a prova de 21 km, que tem sua largada na Praia do Rosa, também em Imbituba. Já a corrida de 8 km será inteira à beira do mar, na Praia do Centro, em Garopaba. Além de camiseta, número de peito e medalha (para concluintes), o kit-atleta do Desafio Rota da Baleia 2025 terá um par de meias, chaveiro personalizado, adesivos do evento, tatuagem temporárias e brindes de patrocinadores.
O Desafio Rota da Baleia tem apoio de Ada Nutracêuticos, Baly, Rocha Alimentos e Chocolate Benevento, e apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.
Comentários
Postar um comentário