Bota Pra Correr 2026: Olympikus anuncia a Chapada dos Guimarães como destino da maior edição da história do evento

 

A 12ª etapa de um dos festivais de corrida mais aguardados do calendário nacional desembarca no centro-oeste brasileiro

Créditos: Guilherme Leporace/Na Buena Onda

A próxima edição do projeto que redefiniu a experiência de correr no Brasil já tem data e lugar para acontecer: no dia 05 de setembro de 2026, a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, receberá a 12ª etapa do Bota Pra Correr. Criado em 2019 com a proposta simples e poderosa de conhecer o Brasil correndo, o BPC já levou milhares de pessoas a destinos como Jalapão, Pantanal, Alter do Chão, Chapada dos Veadeiros, São Miguel dos Milagres, Costa do Conde, Vale dos Vinhedos, Morretes, Itacaré, Serra do Cipó e Cumbuco.


O formato, que reúne esporte, música, cultura local, integração com comunidades anfitriãs, sustentabilidade, gastronomia regional, talks e ativações — sempre com percursos exclusivos que equilibram desafio e contemplação — consolidou o Bota Pra Correr como um dos eventos esportivos mais aguardados do país e reforça o posicionamento da Olympikus como marca feita por brasileiros e para brasileiros, celebrando os corres de todo o país. Em 2026, o festival ganha um novo capítulo e um de seus cenários mais emblemáticos.

Créditos: Guilherme Leporace/Na Buena Onda

A maior edição da história do Bota Pra Correr


O anúncio da Chapada dos Guimarães como destino de 2026 — e de que o próximo ano terá apenas uma edição, diferente do formato tradicional com duas — foi feito diante de corredores de todas as regiões do país, durante o BPC Cumbuco, realizado nos dias 20 e 21 de novembro, no Ceará. As decisões refletem a dinâmica do calendário esportivo do ano que vem. “Com a Copa do Mundo, o calendário se mostrava impossível para duas edições. Teremos apenas um BPC no segundo semestre, o mais legal da história, com um número maior de inscritos. Olhar pra frente e ver o BPC Chapada dos Guimarães é saber que temos algo realmente especial para viver junto com a comunidade corredora”, afirmou Márcio Callage, CMO da Olympikus. Ele lembrou ainda que o próximo ano seguirá com os eventos do projeto de 50 corridas em comemoração aos 50 anos da marca. “Até abril temos coisas incríveis para fazer, como a Maratona de São Paulo, que terá novidades especiais, e a Corrida do Samba, na Marquês de Sapucaí, um dos símbolos do Carnaval carioca.”

Créditos: Guilherme Leporace/Na Buena Onda

Um percurso que atravessa o Cerrado


Próxima anfitriã do BPC, a Chapada dos Guimarães combina tradição, vínculo com a terra e cenários de tirar o fôlego. No centro da cidade, o casario histórico, as feiras de artesanato e a culinária baseada em ingredientes do Cerrado – como pequi, peixes de rio, caldo de piranha, bana-da-terra e charque –, revelam a identidade regional. Já o entorno do parque nacional dita o ritmo das rotas: paredões de arenito, cânions, trilhas abertas na vegetação, cachoeiras e variações climáticas entre seca e chuva moldam a experiência de quem corre ali.


As rotas e percursos serão definidos de modo a traduzir toda essa diversidade de terreno e impacto visual, como explica Peu Guimarães, sócio-fundador e diretor da Icons, responsável pela gestão esportiva do BPC: “A Chapada oferece uma geografia única — a variedade do terreno, as vistas que surgem de repente, os trechos de força, tudo cria uma prova que desafia o corpo e impressiona o olhar. Estamos trabalhando com o ICM Bio, a prefeitura, a secretaria do turismo e do esporte da cidade para desenhar percursos inéditos de asfalto e trilha. Os atletas vão correr a prova mais linda que um BPC já produziu, vão conhecer um lugar pouco explorado e bastante preservado, vão se desafiar e se encantar.”

Créditos: Guilherme Leporace/Na Buena Onda

Desde a primeira edição, o Bota Pra Correr se fortalece pela relação com quem corre, em uma troca constante que influencia diretamente na escolha de destinos. “Assim como fazemos no processo de inovação aberta para produtos, aplicamos isso à experiência do BPC. Pesquisamos, ouvimos e cocriamos com a comunidade. A evolução contínua faz parte do formato, e a escolha da Chapada começou há anos, fruto dessa escuta ativa”, explica Bianca Dallegrave, gerente de marketing da Olympikus.


Essa é a lógica que sustenta o Bota Pra Correr: um festival que amplia o jeito de viver a corrida, une atletas profissionais e amadores, moradores e visitantes, e enxerga cada destino e cada corredor como protagonista de uma experiência onde a linha de chegada é só um trecho da jornada.


Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

CUPOM 10% DE DESCONTO SITE FOCO RADICAL

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km