Corrida Sargento Gonzaguinha reúne mais de 6.400 corredores na capital


58ª edição da prova fez parte das comemorações de 194 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo 

Crédito de Fotos: Divulgação

Uma das provas mais tradicionais do pedestrianismo brasileiro, a Corrida Sargento Gonzaguinha movimentou na manhã de ontem (14) as ruas da Zona Norte da capital. Com a participação de mais de 6.400 corredores, o evento organizado pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (EEFPM), aconteceu nas distâncias de 4km e 15km e contou com atletas de diferentes cidades.


Com um percurso exclusivo e totalmente plano, que favorece a quebra de recordes, a 58º edição premiou atletas em 4 categorias do masculino e feminino, além dos corredores PCDS que neste ano foram mais de 154 inscritos. Nos 15km, o grande vencedor foi o atleta Jefferson Assis, que atingiu a marca de 49min01’. Pela primeira vez no lugar mais alto do pódio do evento, o campeão comentou que a conquista teve um gosto especial, já que em anos anteriores sempre bateu na trave.


“Já estive na Gonzaguinha em outras oportunidades e fui quinto, quarto, terceiro, segundo e agora campeão. Eu sempre tive o objetivo de vencer essa corrida, pois grandes nomes consagrados do nosso atletismo conseguiram conquistar a Gonzaguinha, que é uma ótima opção para os atletas amadores iniciarem nos 15km. A corrida é rápida, plana, festiva e tradicional, e ano que vem volto para defender o título”, destacou Assis.

Entre as mulheres, o lugar mais alto do pódio ficou com Paloma Nogueira, com o tempo de 1h00min53’. Segundo a atleta, a Gonzaguinha era um dos seus objetivos dessa temporada e isso transformou a conquista em algo especial.


“Eu tinha feito a prova em outros anos, mas nessa edição foi algo novo, pois encontrei novos competidores aqui. Mesmo com isso, eu tinha a expectativa de cumprir essa meta pessoal de vencer e consegui atingir os meus objetivos. Outro ponto interessante para nós mulheres é a atenção da organização, porque em muitos momentos do percurso você corre sozinha e a escolta do pessoal no trajeto faz com que a atleta se sinta segura”, ressaltou a vencedora.


Nos 4km, Thiago Cecchini e Andreia de Souza foram os grandes vencedores respectivamente.


Militar- Já na categoria militar, Renan Drehmer e Giovanna Frate venceram os 15km, enquanto Abel Luiz Pego e Daisa Queiroz conquistaram o lugar mais alto do pódio nos 4km.


Considerada uma das corridas mais desejadas pelos atletas PCDS, o evento contou com a participação de nomes, como a velocista campeã mundial e multimedalhista em Parapan-Americanos e Jogos Paralímpicos, Verônica Hipólito; o vice-campeão dos 200m nas Paraolimpíadas de Paris, Ricardo Mendonça; e o campeão brasileiro e paulista de paratriathlon, Fernando Aranha.


Seguindo todos os critérios da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para garantir o desempenho e a segurança dos atletas, a prova pela primeira vez contou com o selo de “Competição do Ranking Mundial” da World Athletics e fez parte das comemorações do 194º aniversário da Polícia Militar do Estado de São Paulo.


Sargento Gonzaguinha Kids:

Como parte da programação da prova, no dia 13 de dezembro, aconteceu a Sargento Gonzaguinha Kids. Destinada para crianças de 4 a 12 anos, os futuros atletas divididos em baterias percorreram na pista de atletismo da Escola de Educação Física da PM, as distâncias de 25 a 100 metros.


Com o objetivo de incentivar a prática esportiva desde cedo, ao final do evento as crianças foram contempladas com uma medalha. Além das largadas, a corrida reuniu famílias e contou com atividades de recreação, exposição de viaturas militares e brinquedos infantis.


Sobre a prova:

Organizada pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fundada em 1910, a EEFPM é referência nacional em formação, aperfeiçoamento e pesquisa nas áreas de educação física, esportes e treinamento militar, sendo responsável pela preparação física dos policiais e pela realização de diversos eventos esportivos de grande relevância.


Ao seu lado está a Associação de Apoio à Escola de Educação Física da Polícia Militar (AAEEFPM), entidade civil sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para o desenvolvimento da Educação Física e do Desporto, fomentando ações que promovam a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade esportiva e militar.


A prova, que chega à sua 58ª edição, é uma homenagem ao Sargento da PM Luiz Gonzaga Rodrigues, o “Gonzaguinha”, campeão brasileiro dos 1.500 m, 3.000 m e 10.000 m, e duas vezes vice-campeão da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre.


Realizada sempre no segundo final de semana de dezembro, a corrida integra o calendário oficial de provas do Estado de São Paulo e faz parte das comemorações do aniversário da Polícia Militar.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

🔥 OLYMPIKUS CORRE STRAVA 2026

Bota Pra Correr 2026: Olympikus anuncia a Chapada dos Guimarães como destino da maior edição da história do evento