Entre o sertão e o mar: Maratona Rota do Sol Nascente é destaque no início da temporada 2026 da Olympikus

 

Com inscrições abertas até 30 de dezembro, prova conecta Mossoró a Tibau (RN) em distâncias de 5, 10, 21 e 42 km, nas modalidades solo, dupla ou quarteto

créd. Guilherme Leporace/Na Buena Onda

Entre o oceano Atlântico e o sertão nordestino está o cenário da segunda prova do calendário 2026 da Olympikus, dando continuidade ao movimento de 50 corridas comemorativas pelos 50 anos da marca iniciado em 2025. Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a Maratona Rota do Sol Nascente transforma o litoral potiguar em palco de uma travessia que começa em Mossoró, segue em direção a Tibau e termina com os pés na areia da Praia das Emanuelas, um dos cartões-postais do Rio Grande do Norte.


O trajeto, que combina trechos urbanos e paisagens litorâneas iluminadas pelo amanhecer cênico do Nordeste, é o que a Olympikus define como prova desenhada #PraCorrerComOsOlhos.“Quando definimos as 50 provas que fariam parte das celebrações dos nossos 50 anos, buscamos eventos que ampliam a forma como o brasileiro vive a corrida. A Maratona Rota do Sol Nascente é um desses exemplos especiais: uma prova que cresce a cada edição e ajuda a colocar Mossoró no mapa das grandes corridas do país. Correr aqui é atravessar paisagens marcantes, sentir a força do sol e da história local, em um percurso que convida a respirar fundo e seguir em frente. Celebrar provas assim é parte da essência da Olympikus”, afirma Bianca Dallegrave, gerente de marketing da marca.

créd. Guilherme Leporace/Na Buena Onda

A programação da 6ª edição da Maratona Rota do Sol Nascente começa no dia 30/01, com a primeira Expo do Atleta realizada na cidade de Mossoró. A grande novidade reunirá no Partage Shopping Mossoró uma programação de talks sobre o universo da corrida e de marcas que vivem o esporte e visam melhorar a performance do atleta. Para Sebastião Lucena, organizador da prova, a realização do evento junto à entrega dos kits consolida o Rio Grande do Norte na rota das principais provas do calendário nacional: ‘’Para essa edição, vamos receber 800 atletas de 6 estados diferentes e proporcionar a todos os inscritos um evento programado para entregar cultura, esporte e dias inesquecíveis.’’


No primeiro dia de competição, sábado 31/01, os atletas largam para a prova de 5 km; já no dia 01/02, entram em cena os corredores das distâncias de 10 km, 21 km e 42 km, nas modalidades solo, dupla ou quarteto. O revezamento, formato querido pelos fãs do turismo esportivo, valoriza tanto a superação individual quanto a força coletiva do grupo. No percurso, os corredores atravessam a saída urbana de Mossoró, seguem pela Rota do Sol e chegam ao mar aberto do litoral norte do RN. Em todas as distâncias, os atletas cruzam a linha de chegada na Praia das Emanuelas, um dos cenários mais icônicos da região, que no dia da prova se torna ponto de encontro para atletas, torcida e comunidade celebrarem no clima litorâneo de Tibau. 


Entre Mossoró e Tibau, a experiência é marcada pelo sol forte, pelo calor intenso e pelo vento constante típicos do verão nordestino. O esforço, no entanto, é compensado pelo contraste entre as cores quentes da paisagem, a estrada e o azul do Atlântico. “A Rota do Sol Nascente nasceu para celebrar o que o Nordeste tem de mais marcante: o sol e o sentimento de comunidade. É uma prova pensada para ser bonita do primeiro ao último quilômetro”, afirma Sebastião.


A competição potiguar reforça o propósito da marca de celebrar os muitos modos de correr no Brasil e reconhecer que cada região tem sua própria energia. A presença da Olympikus no evento vai além do patrocínio; com suas ativações que prometem animar os corredores como o hino e o bandeirão ‘’Deus me livre não ser corredor brasileiro’’, e uma estrutura de lounge com espaços instagramáveis, a marca reforça o compromisso com a democratização do acesso às corridas, a valorização da cultura local e a construção de experiências que conectam esporte, território e comunidade.


Ferramenta de transformação - A Maratona Rota do Sol Nascente em parceria com a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer realizará um bazar solidário com itens doados pela organização da competição durante a primeira Expo. O objetivo é arrecadar fundos para a entidade, potencializando a mensagem principal do projeto de prevenção à doença.


No mesmo final de semana, a Olympikus estará presente na região Centro-Oeste e no Nordeste do Brasil, celebrando seus 50 anos ao lado dos corredores brasileiros. No dia 31 de janeiro, a Meia Maratona da Chapada dos Veadeiros convida os atletas a correrem com os olhos, em uma dos cenários mais icônicos do Brasil, que já foi palco de uma edição memorável do festival proprietário Bota Pra Correr. Já no dia 1º de fevereiro, acontecerá a primeira edição da Corre Carnaval Folia, em Salvador, com um pós prova eletrizante ao som de Xandy.


Maratona Rota do Sol Nascente 2026

31 de janeiro de 2026 — 5 km (chegada na Praia das Emanuelas)

1º de fevereiro de 2026 — 10 km, 21 km, 42 km

Local: Mossoró a Tibau (RN)

Chegada: Praia das Emanuelas

Modalidades: solo, dupla, quarteto

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

🔥 OLYMPIKUS CORRE STRAVA 2026

Bota Pra Correr 2026: Olympikus anuncia a Chapada dos Guimarães como destino da maior edição da história do evento