Mountain Do Costão do Santinho combina esporte, natureza e programação cultural

A tradicional corrida de montanha acontece nesta sexta (24) e no sábado (25)


A prova passa por áreas de preservação ambiental

(José C. de Medeiros/ Foco Radical)


Na próxima sexta e no sábado (24 e 25 de julho), Florianópolis receberá a edição 2026 do Mountain Do Costão do Santinho, evento de corridas em trilha com percursos de 5, 9, 21 e 42 km, que passarão por dunas, praias, trilhas e morros da região norte da ilha. Além da parte esportiva, o evento terá palestras com personalidades do esporte e show da banda catarinense Dazaranha.

A programação oficial começa na sexta-feira (24), com a abertura da Expo Mountain Do no Costão do Santinho Resort, espaço dedicado ao encontro entre atletas, marcas parceiras e comunidade outdoor. Atletas e o público geral poderão visitar expositores, participar de ativações, degustações e acompanhar uma série de palestras gratuitas.

 

Entre os convidados estão:

Émerson Iser Bem, campeão da São Silvestre de 1997 e o único brasileiro a ter derrotado o queniano Paul Tergat.

Carlos Dias, primeiro sul-americano a cruzar os quatro desertos extremos do planeta;

Juan Maria Jimenez, atleta espanhol que se tornou top 10 do Ultra Trail du Mont Blanc, maior prova de corrida de montanha do mundo.

Valdir Braga, referência internacional em fisiologia, pesquisador, professor e criador do canal Corrida e Performance no YouTube.

No sábado (25), os atletas encaram percursos de 42, 21, 9 e 5 km com largadas a partir das 6h30 da manhã. “No Mountain Do Costão do Santinho, o corredor encontra diferentes desafios ao longo de um mesmo percurso, em terrenos envoltos por Mata Atlântica preservada. As trilhas exigem atenção, estratégia e capacidade de adaptação”, ressalta Kiko Santos, diretor geral do evento. “Queremos que cada participante viva uma experiência de conexão com a natureza e conheça, correndo, algumas das paisagens mais bonitas do norte da Ilha de Florianópolis”, completa.

 

Esporte e preservação

O Mountain Do reforça seu compromisso com a preservação ambiental, já que parte do valor das inscrições foi destinada para a gestão de unidades de conservação do município de Florianópolis. Uma das áreas beneficiadas é o Parque Natural Municipal Lagoa do Jacaré das Dunas, área de conservação por onde passa parte do percurso.

Durante a prova, os participantes também serão orientados a permanecer exclusivamente nas trilhas sinalizadas, não pisar na vegetação e não deixar resíduos ao longo do trajeto.

 

Programação:

Sexta-feira, 24 de julho

Das 14h às 20h

Entrega de kits e Expo Mountain Do. Local: Costão do Santinho do Resort - Estrada Vereador Onildo Lemos, 2505 - Praia do Santinho.

Das 16h às 18h30

Palestras e bate-papos

 

Sábado, 25 de julho

6h30

Largada dos 42 km

8h30

Largada dos 21 km e abertura da Arena Mountain Do

9h

Mountain Do Kids

9h45

Largadas dos 9 km e 5 km

13h

Premiação geral

14h

Premiação por categorias

 

Após as premiações

Show da banda Dazaranha

 

O Mountain Do Costão do Santinho é uma realização da Sports Do Marketing e Eventos Esportivos, com patrocínio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Municipal de Esportes — FME, incentivo do Ministério do Esporte e apoio do Costão do Santinho Resort.

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Jéssica Ladeira e Wilson Mutua (QUE) vencem os 21 km na Maratona de Internacional de Floripa Fibra 2025

Com inscrições abertas, Meia Maratona do Sol Sicredi 2026 é lançada oficialmente