Maratona de sons no Rio de Janeiro

Foto: Thiago Diz


Iniciativa da Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro promoverá pontos de música ao longo dos 42km da prova no dia 18 de junho. Serjão Loroza fará apresentação de encerramento, no Aterro

Ela atrai milhares de corredores dos mais diversos cantos do Brasil e do mundo. E ainda oferece uma verdadeira maratona de apresentações musicais ao longo da orla carioca. Em seu 15º ano, a Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro incrementa o cenário da corrida com pontos de música espalhadas pelos 42Km de seu trajeto. É a Maratona com Arte iniciativa que toma conta da cidade no dia 18 de junho e que terá entre os destaques Serjão Loroza, Alice Caymmi e Davi Moraes. Esta edição da prova reunirá 33 mil corredores de 47 países em provas de 6km, 21km e 42km. A Maratona com Arte é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura através da Lei de Incentivo ISS.

Este é o segundo ano em que a organização do evento realiza uma programação cultural, criando uma atmosfera sonora para a maior maratona do Brasil e reunindo público e corredores. A iniciativa faz parte dos Pontos de Música e Torcida, ação criada para incentivar o carioca a ir às ruas torcer pelos atletas profissionais e amadores que participarão do evento, nas provas de 6km, 21km e 42km. Sérgio Loroza colocará todo mundo pra dançar a partir das 10h, no Aterro do Flamengo, na arena de chegada. Além da programação com músicos, todos os pontos terão uma playlist para depois que as atrações terminarem. O músico e produtor carioca Zé Ricardo assina a curadoria da Maratona com Arte. Desde 2008, ele é o curador do palco Sunset do Rock in Rio nos eventos do festival aqui e lá fora.

“Fazer a curadoria desse projeto tem sido bastante inspirador. Sou corredor, e procurei usar um pouco dessa experiência para montar o line-up. Teremos estilos musicais diferentes, mas a ideia é que todos os locais tenham o mesmo pitch; que mantenham um ritmo confortável para o participante da maratona. Também procurei promover encontros novos, como o de Alice Caymmi com o DJ Lucas Paiva, que tenho certeza de que será muito legal, entre outros”, comenta Zé Ricardo, curador da Maratona com Arte.

De acordo com os organizadores, a criação desse espaço público de convivência é importante para envolver a população em um evento tão importante - social e economicamente - para a cidade, além de possibilitar aos próprios participantes da prova uma experiência mais completa, que vai muito além da corrida.

"Os participantes correrão em um cenário que coloca a prova no topo do ranking das mais lindas do mundo. Completar isso com música e torcida é incrível. É uma grande satisfação realizar uma ação como essa para os participantes, público e para a cidade do Rio de Janeiro", explica Carlos Sampaio, diretor da Spiridon, uma das empresas que organizam a prova.

Para Duda Magalhães, diretor geral da Dream Factory, também organizadora da prova, não faltarão motivos para que o público saia de casa e curta um dia de muita música e esporte em família.

"As pessoas que forem às ruas do Rio do Janeiro poderão ouvir um repertório variado, já que o Maratona com Arte trará diferentes ritmos, como eletrônico, música clássica, mpb e samba. Será novamente um dia de confraternização em torno do esporte para o Rio de Janeiro", avalia.

O projeto Maratona com Arte é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, Movida, SporTV, Accenture e Universidade Estácio de Sá.

Confira as atrações musicais da Maratona com Arte:

Ponto 1 - Reserva Km 12 da Maratona / Av Lucio Costa em frente ao quiosque Ilha 17 - Orquestra ASMB
Ponto 2 - Praia de São Conrado Km 28 da Maratona / Av Prefeito Mendes de Morais esq com a Princpesa Diana de Galles - Dj Bernardo Palmeira & Jorge Ailton
Ponto 3 - Praia de Copacabana 1 - Km 34 da Maratona / Av Atlântica - Posto 6 - Alice Caymmi e Dj Lucas Paiva
Ponto 4 - Praia de Copacabana 2 - Km 37 da Maratona Av Atlântica - Copacabana Palace - DJ Omulu, Dj Uproot Andy
Ponto 5 - Enseada de Botafogo - Km 41 da Maratona - Av Infante Dom Henrique - Davi Moraes e Dj Marcelinho DaLua
Chegada - Serjão LoroZa & Dj Nado Leal com participação especial de Zé Ricardo

Percurso
No dia 18 de junho, a prova de 42 km terá largada às 7h30 na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, passando pelas praias do Recreio, Reserva, Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e chegando no Aterro do Flamengo. A largada da Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro – 21 km, será realizada às 6h45 na Praia do Pepê, Barra da Tijuca, e a da Smart Fit Family Run – 6 km, acontece às 8h no Aterro do Flamengo, na altura da Rua Cruz Lima. Todas as chegadas acontecem no Aterro do Flamengo, entre as Ruas Tucumã e Cruz e Lima.

A Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro integra o calendário oficial de eventos e datas comemorativas da cidade do Rio de Janeiro. O evento é realizado e organizado pela Spiridon Eventos e pela Dream Factory. A tradição e a excelência da prova, além do cenário único, ajudaram a colocar o evento entre os melhores de sua categoria no mundo. O número recorde de inscritos consolida a prova como uma das corridas de rua mais desejadas do calendário mundial. No ano de 2003, data de estreia da prova, contou com três mil corredores. Em 2017, contará com 33 mil pessoas, em provas de 42km, 21km e 6km.

Mais informações:
Instagram: @maratonadoriooficial
Facebook: https://www.facebook.com/maratonadoriodejaneiro
Site: www.maratonadorio.com.br

Comentários

Recomendado pra você

Postagens mais visitadas

Planilha de Corrida GRÁTIS para 5km 10km 21km 42km

CUPOM 5% DESCONTO SITE FOTOP