Porto Alegre, 9 de julho de 2025 – Tem gente que planeja as férias pra relaxar em um resort. Tem gente que quer conhecer lugares históricos. E tem o povão da corrida, que agora está botando um novo termo no mapa do turismo: Runcation. Sim, meus amigos, a mistura de “run” (correr) com “vacation” (férias) tá ganhando força e mostrando que o corredor raiz quer mesmo é viajar… pra correr!
Essa tendência vem crescendo e já representa uma bela fatia dos gastos com turismo no mundo – mais de 10%, segundo dados da ONU Turismo. E até 2030, a previsão é que essa grana toda gaste sola e suor e chegue a incríveis 17,5%. Ou seja, a corrida não é só paixão, é motor da economia turística mundial!
No Brasil, a corrida de rua tem crescido muito nos últimos anos. E isso faz com que mais gente troque a viagem tradicional por um roteiro onde o ponto alto é colocar o número de peito e cruzar a linha de chegada em algum lugar diferente.
Correr e turistar: o combo que a galera ama
A Sub4 Turismo Esportivo, uma agência especializada em levar corredores para provas no Brasil e no mundo, sentiu isso de perto. Eles esperavam crescer 10% em 2025, mas tudo indica que vão bater ou até ultrapassar os 15% de crescimento no número de atletas-turistas.
Segundo o Henrique Farias, sócio-diretor da Sub4, as provas grandes – tipo majors e a Maratona da Disney – esgotam rapidinho. Mas o que surpreende mesmo é que até provas menos badaladas estão com procura alta, desde que o destino seja atrativo. Afinal, correr é bom, mas correr em um lugar incrível é melhor ainda!
“Tem muito corredor procurando provas que combinem com suas férias. E não só pelo desafio, mas pelo rolê todo: conhecer outro país, comer bem, visitar lugares legais… e claro, correr”, comenta Henrique.
Não é só correr. É viver a experiência completa!
Hoje em dia, os pacotes vão muito além do básico. Além do hotel, inscrição, traslado e ajuda com a retirada do kit, dá pra incluir city tour, degustação de vinhos, passeios pós-prova e até tenda VIP no dia da corrida.
Um exemplo foi a Maratona de Santiago, no Chile, onde o pacote da Sub4 já incluía um passeio pela cidade e tour de vinhos no Valle Nevado. E pra quem vai encarar Buenos Aires em setembro, tem city tour e estrutura diferenciada no dia da prova também.
Tem gente que chega só pra correr e vai embora no dia seguinte? Tem! Mas cada vez mais corredores estão ficando uma semana ou mais, curtindo o destino antes e depois da corrida. Afinal, merecemos descansar depois de suar a camisa, né?
Sobre a Sub4 Turismo Esportivo
Com quase 15 anos de estrada (e de corrida!), a Sub4 já levou mais de 10 mil atletas para cruzar a linha de chegada pelo mundo. Em 2025, a agência renovou a identidade visual, mantendo o foco no atendimento próximo, humanizado e especializado que só quem conhece a realidade do corredor consegue oferecer.
Então, se você é daqueles que já escolhe o destino da viagem pela corrida, ou quer embarcar nessa vibe, fica de olho nessa tendência que não para de crescer. Runcation é o novo luxo! Bora correr e turistar!




Comentários
Postar um comentário