Eduarda Arantes, organizadora da prova e portadora de Esclerose Múltipla, destaca o impacto que o evento tem gerado desde sua primeira edição: “Desde 2009, criamos a primeira meia maratona em Goiânia justamente para combater o preconceito e a invisibilidade em torno da Esclerose Múltipla. O esporte sempre foi essencial no meu processo de recuperação e de muitos outros portadores. Enfrentamos mitos antigos, como a ideia de que pessoas com EM não poderiam praticar exercícios. A corrida de rua, ao contrário disso, mostrou-se uma poderosa aliada à saúde e à autoestima”.
O sentimento é compartilhado pelos corredores que estarão na prova este ano. Gildo Afonso, primeiro atleta com Esclerose rumo ao EVEREST e palestrante, relembra como o esporte se tornou parte de sua superação: “A esclerose múltipla me tirou dos trilhos por um tempo, mas também me mostrou que limites existem para serem superados. Hoje, cada passo que dou é prova de que diagnóstico não é sentença, é apenas o início de uma nova jornada.”
Já para Patrícia de Albuquerque Lima, corredora e nadadora, que também vive com Esclerose Múltipla, a corrida vai além do desafio pessoal. A criadora de conteúdo utiliza as redes sociais para divulgar realidades da doença e da rotina de treinos: “A Maratona de Goiânia EM Movimento é muito especial por unir o esporte a uma causa tão importante como a conscientização sobre a Esclerose. Divulgar uma prova como essa é dar voz a milhares de pessoas que convivem com a doença e mostrar como a corrida pode transformar vidas. É muito significativo ver uma marca brasileira apoiando essa iniciativa, reforçando a importância de investir em saúde, esporte e inclusão. Estou animada para encarar os 10 km e viver essa experiência em Goiânia.”
A Olympikus, que acredita na força da comunidade corredora, prepara uma série de ativações para o público. Entre elas, o icônico ‘’Boto Pra Correr ", mascote oficial da Olympikus estará presente nos horários de largada e na chegada dos atletas, contagiando todos os participantes. A largada será embalada pelo hino-manifesto ‘’Deus me livre não ser corredor brasileiro’’, frase que estampa um bandeirão que sacode através da energia dos corredores. Fotos especiais para guardar de lembrança poderão ser tiradas nos cubos e triedros na arena de chegada, que trazem frases inspiradoras e as quilometragens da prova. Além disso, os corredores poderão aproveitar o lounge Oly para torcer e relaxar, em um ambiente acolhedor, motivador e de celebração.
Outro destaque desta edição é a camiseta, que ganha uma cor e um desenho exclusivo por percurso. Cada modelo — nas cores branca, cinza, verde, amarela ou vermelha — carrega a tecnologia da Olympikus, marca esportiva oficial da prova. Além de incentivar a prática de atividade física, o evento busca dar visibilidade a uma condição ainda pouco conhecida por grande parte da população: a Esclerose Múltipla, doença neurológica crônica e autoimune que afeta o sistema nervoso central.
“Quando soubemos que a Olympikus havia escolhido a nossa maratona como parte dos seus 50 anos, foi um presente. Essa parceria fortalece a mensagem de que somos capazes e que o esporte é, sim, para todos — inclusive para quem convive com a Esclerose Múltipla. A maratona nunca foi só sobre correr; ela é uma ferramenta de voz, de transformação e de pertencimento”, reforça Eduarda.
A próxima parada da jornada de comemoração de 50 anos da marca será na Serra do Tepequém, localizada no município de Amajari, Roraima, no dia 20 de setembro. Com distância de 10km, características da região a tornam desafiadora, mas com um visual de correr com os olhos. Realizada na Amazônia Brasileira, é a única prova do calendário acima da linha do Equador.
Para ficar por dentro de todas as novidades da Olympikus, siga: @olympikus, nas redes sociais.
#OlympikusemGoiânia #FeitoporBrasileiros #Olympikus50Anos
Serviço - Maratona EM Movimento
Data: 31 de agosto de 2025
Local: Goiânia com largada e chegada será no Paço Municipal(Prefeitura de Goiânia(Sede)
Distâncias: 5k, 10k, 21k e 42k
Horário das largadas:
-Largada PCD e PEM: 5min antes dos respectivos horários abaixo
-Elite Feminina: 06h - tempo abaixo de 3 horas e 35 minutos na Maratona (42km)
-Elite Masculina: 06h05 - tempo de 2 horas e 55 minutos na Maratona (42Km)
-Geral 42km e 21km: 06h10
-10km, 5km e caminhada: 06h30
Comentários
Postar um comentário